O Piauí deve sofrer até o final do ano os efeitos do El Niño, e a Defesa Civil vai intensifica ações

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O fenômeno El Niño é caracterizado pelo aumento das temperaturas do oceano pacífico. Essa alteração provoca mudanças climáticas significativas, principalmente na faixa tropical do globo.

O climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, destacou na manhã desta segunda-feira (14), durante entrevista ao Notícia da Manhã, que os efeitos do fenômeno El Niño vão impactar o Piauí até o final do ano. Na última semana, mais de 80 munícipios tiveram a situação de emergência reconhecida devido à seca.

Divulgação

“Os impactos do El Niño serão sentidos por todo o ano de 2023. Tendo seu pico ali na primavera, que a gente chama de B-R-O Bró. Então é uma fase difícil, mas é uma fase que os municípios, o estado e a sociedade precisam estar preparados para esse enfrentamento. Ela vai passar e a gente está muito esperançoso que na virada de chave para 2024 a gente possa ter a volta das novas chuvas e naturalmente que a economia possa girar porque nós somos um estado com forte vocação agropastoreio”, disse o diretor.

Werton Costa reforçou ainda que a partir de agora, com o decreto e portaria do governo estadual e federal, os órgãos podem realizar ações mais incisivas e liberar recursos para essas regiões afetadas pela seca.

“O reconhecimento determina que as instituições do estado, que estão dentro do gabinete de crise para combate a situações adversas, ajam nesses municípios com diversas ações. No caso específico da Defesa Civil, o nosso carro chefe é garantir a manutenção do insumo básico para qualidade de vida e manutenção das atividades econômicas que é a água. Então todas as ações que a Defesa Civil pode desenvolver para garantir principalmente que aquelas comunidades rurais mais remotas do município onde não chegam os sistemas de abastecimento de água, onde não tem adutoras, que a gente possa levar a agua de qualidade através do carro pipa para que aquelas populações possam ter um subsistência com dignidade”, destacou.

O diretor ressaltou também que a Defesa Civil já está atuando no cronograma de ações de enfrentamento da seca, inclusive com o cadastro de caminhões-pipa para atender à população de comunidades mais afastadas.

“O primeiro passo que está acontecendo é garantir que esses municípios tenham acesso a água. Os municípios eles comunicam que comunidades já estão sendo impactadas, então houve agora nessa semana um cadastramento dos pipeiros em todos o estado do Piauí e de municípios vizinhos, também um mapeamento da qualidade da água dos reservatórios e após esse processo nós teremos também todo um rol de ações para reaproveitamento e instalação de equipamentos em poços já perfurados ou perfuração de outros poços em algumas áreas estratégicas do estado. Ou seja, existe um cronograma de ações a ser implementado até o final do ano nestes municípios” acrescentou Werton Costa.

O El Niño

O fenômeno El Niño é caracterizado pelo aumento das temperaturas do oceano pacífico. Essa alteração provoca mudanças climáticas significativas, principalmente na faixa tropical do globo.

No Brasil, o El Niño causa chuvas torrenciais na região Sul, além de intensificar a estiagem na região Nordeste.

Por Rebeca Lima e Gorete Santos (TV Cidade Verde)

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados