Oito cidades do Piauí ficam entre as vinte mais quentes do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Oito municípios piauienses entraram no ranking das 20 cidades com temperaturas mais elevadas do Brasil nesta quarta-feira (14), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A relação apresentou Oeiras e São João do Piauí, com 40ºC, Picos, com 39,5ºC, Piripiri, com 39,4°C, Castelo do Piauí, com 39,2ºC, Uruçuí, com 39,2°C, Bom Jesus, com 38,9°C e Campo Maior, com 39,8°C. A cidade que lidera o ranking, com 40,6°C, é Unai, município mineiro.

Temperaturas elevadas no Piauí registram recorde no Brasil (Foto: José Alves Filho)

No dia 4 de setembro, Piripiri chegou a liderar o ranking. Segundo dados do Inmet, a cidade piauiense chegou a registrar 40,4ºC. Na noite desta quarta-feira (15), alguns bairros de Teresina e outras localidades ao Norte do estado receberam uma precipitação. Apesar disso, as temperaturas devem permanecer altas, cenário típico do início do B-R-O bró.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a previsão também é de que o tempo continue seco nos próximos dias, embora os índices de umidade possam aumentar em relação aos registros coletados em agosto. A máxima desta quinta-feira em Teresina é de 38 ºC.

Nordeste em Setembro

Chove pouco e faz bastante calor em boa parte da Região em setembro. Na faixa leste os volumes de chuva tendem a ficar um pouco acima da média – o que é favorecido tanto pelo avanço de frentes frias (que chegam até o litoral da Bahia e Sergipe) e pela umidade que chega do oceano, que está mais aquecido que a média na altura do litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. No litoral norte a chuva é escassa, mas ainda assim deve chover um pouco mais do que a média.

A temperatura fica acima da média histórica entre o oeste e norte da Bahia, oeste de Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. No extremo oeste da Bahia, e extremo sul dos estados do Piauí e do Maranhão, a temperatura fica acima da média. Na faixa leste, entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, o mês tende a ser um pouco menos quente do que o normal por conta da maior umidade, que gera maior cobertura de nuvens.

Com informações do Meio Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Maio Verde: 2,5 milhões de pessoas perdem a visão devido glaucoma

Doença pode causar perda de visão irreversível; campanha Maio Verde estimula conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. A...

Imprensa nacional repercute Rafael Fonteles como “nova liderança” nacional

O texto, publicado no Blog do Noblat, no site Metrópoles. é assinado pelo Pós-doutor em Ciência Política, Antônio Carlos...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...
spot_img

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...
spot_img

Posts Recomendados