Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alunos do 6º ano ao ensino médio podem participar da atividade

Unidades de ensino de todo o país podem inscrever, a partir desta quarta-feira (4), alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio na 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). 

As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas na página da Obmep, até 16 de março. Podem participar instituições públicas municipais, estaduais e federais, bem como privadas.

Foto: Elias Oliveira/Governo do Tocantins

Bolsas

A iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) tem recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A edição deste ano vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

Segundo os organizadores, a competição reúne anualmente mais de 18,5 milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil.

Os estudantes premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que incentiva o desenvolvimento acadêmico e oferece uma bolsa de R$ 300, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aos alunos de escolas públicas participantes do programa.

Além da premiação nacional, a Obmep também reconhece os estudantes com melhor desempenho em cada estado. Serão distribuídas pelo menos 20,5 mil medalhas estaduais – mas que não dão acesso ao PIC.

Provas

A olimpíada ocorre em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva com 20 questões, aplicada pela própria escola em 9 de junho. Os estudantes mais bem colocados serão classificados para segunda etapa, que acontece em 17 de outubro.

Nessa fase, é aplicada nos centros definidos pela organização da olimpíada. A prova é composta por seis questões discursivas, elaboradas de acordo com o grau de escolaridade dos alunos.

Os alunos são distribuídos em três níveis: o primeiro compreende alunos do 6º e 7º anos do fundamental, o segundo é para quem estuda no 8º e 9º ano, o nível 3, para o ensino médio. 

divulgação dos aprovados para a segunda fase será feita em 3 de agosto, e a divulgação dos premiados nacionais, em 15 de dezembro.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TCE aponta que 78% dos municípios do Piauí não têm Conselho da Mulher

Levantamento revela fragilidade na fiscalização de políticas públicas em meio ao aumento dos feminicídios no país. Um levantamento divulgado pelo...

Senadora Jussara Lima participa do lançamento do Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

Evento reúne autoridades para fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres e combater a violência de gênero de forma...

Ciro Nogueira destina mais de R$ 400 mil para construção de quadra de futebol society em Pavussu

Ao lado de lideranças políticas locais, o prefeito Winicius Valério destacou a importância do projeto e agradeceu o apoio...

‘Dor insuportável’, desabafa mãe de crianças desaparecidas no Maranhão

As equipes estão voltando a áreas que já foram mapeadas, que já passaram por varredura. As buscas por duas crianças...
spot_img

Arara-azul resgatada em porta-malas de carro morre no Piauí vítima de maus-tratos

Uma arara-azul resgatada pela Polícia Rodoviária Federal morreu após ser encontrada sendo transportada de forma ilegal e cruel no...

Guadafolia começa nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, com Zé Vaqueiro, Oh Polêmico e Daniel & Banda no palco principal

O Guadafolia 2026 começa nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe, com uma noite marcada...
spot_img

Posts Recomendados