Operação da Polícia Federal prende acusados de fraudar benefícios do INSS no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A PF, em parceria com a CGINT (Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista), deflagrou, na manhã desta terça-feira (13/09), a Operação Falsa Campesina, com o fim de desarticular associação criminosa especializada na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de fraudes em benefícios da espécie Salário-Maternidade.

A Operação mobilizou o total de 22 Policiais Federais para o cumprimento de 11 mandados judiciais, sendo cinco mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e três de afastamento das funções, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI e cumpridos no município de Água Branca/PI.

No decorrer das investigações foram identificados 373 benefícios da espécie Salário Maternidade, supostamente fraudulentos, atrelados à associação criminosa. O prejuízo efetivo ao INSS, até o momento, é de mais de R$ 1,2 milhão.

Divulgação PF

As investigações apontaram ainda o envolvimento de dirigentes de Sindicato de Trabalhadores Rurais e de servidor público do INSS, atualmente aposentado, que, em conluio, forjavam documentos e etapas dos processos administrativos de concessão dos benefícios a mulheres que não detinham a condição de trabalhadoras rurais.

A pedido da Polícia Federal, foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias de quatro pessoas envolvidas nas fraudes identificadas, bem como a proibição de acessar ou frequentar o Sindicato de Trabalhadores Rurais e ainda de manter contato com determinadas pessoas.

Divulgação PF

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa (Art. 288 do Código Penal) corrupção ativa (art. 333 do CP), corrupção passiva (art. 317, §1º, do CP), falsidade ideológica (art. 299 do CP) e estelionato majorado (art. 171, §3º, do CP).

O nome FALSA CAMPESINA é oriundo do fato das beneficiárias não possuírem no momento do requerimento do benefício a condição de trabalhadoras rurais.

Por Bruna Dias/R10

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novas regras do PIX começam a valer e facilitam recuperação de dinheiro roubado

Sistema de devolução do PIX vai rastrear com mais precisão caminho do dinheiro e permitir que valores desviados sejam...

MEC lança obras do Hospital Universitário em Parnaíba com 120 leitos e investimento de R$ 48,3 milhões

Projeto inclui construção de 20 leitos de UTIs; na solenidade também foi anunciado revitalização do Restaurante Universitário da UFDpar. Parnaíba...

Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda

Ao menos dez estados já não exigem o teste da baliza na prova prática. O Departamento Estadual de Trânsito do...

Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

O recém-empossado secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, rebateu as críticas relacionadas à sua nomeação para...
spot_img

Previsão indica risco de chuvas intensas e ventos fortes no extremo sul do Piauí

Após um fim de semana com redução no volume de chuvas, a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos...

TCE-PI aprova contas de 2024 e confirma aprovação integral dos oito anos da gestão Neidinha Lima em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou as contas administrativas...
spot_img

Posts Recomendados