Orçamento 2025 no Piauí prevê mais de meio bilhão de reais em recursos federais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A previsão é de que a votação da lei orçamentária para o próximo ano seja concluída até o dia 16 de dezembro.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo do Estado para o ano de 2025 prevê que mais de meio bilhão de reais devem ser oriundos de repasses federais. Obras como a Barragem Nova Algodões e a Adutora de Jaicós, além de recursos para o Metrô de Teresina e a construção de maternidades no interior, deverão ser realizadas a partir dos valores que serão aplicados no próximo ano no estado.

Governador Rafael Fonteles

De acordo com as informações, a LOA 2025 prevê uma receita bruta prevista pelo Executivo de R$ 28,4 bilhões e a receita corrente é estimada em R$ 23,1 bilhões. Uma das principais funções da LOA é fixar as despesas do governo estadual para o ano seguinte, indicando quanto será aplicado em cada área e de onde virão os recursos. Dentro da LOA estão previstos ainda o custeio da máquina pública, bem como o pagamento de salários e a previdência de servidores.

O assunto foi debatido, em uma reunião que contou com a participação do secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, com a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa.

Segundo o secretário, a cooperação entre Governo do Estado, juntamente com as bancadas federal e estadual, proporcionou, no ano passado, a celebração de convênio e outros contratos para a construção de obras estruturantes no Piauí.

“No final do ano passado, o governo estadual e, principalmente, a bancada federal, conseguiram vários convênios e contratos com diversos órgãos do governo federal. Durante esse ano, estamos cumprindo a burocracia para liberação desses recursos, para que eles comecem a ser executados em 2025”, disse.

O presidente da Comissão, deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB), disse que a reunião teve por objetivo esclarecer dúvidas acerca do orçamento previsto e destacou a importância do entendimento entre o Legislativo e o Executivo quanto à peça orçamentária. “Além disso, vamos ter uma audiência pública onde toda a população pode estar sendo esclarecida sobre o que vai ser gasto no ano de 2025”, frisou.

Conforme as informações, está prevista a realização de uma audiência pública na Alepi, no próximo dia 12 de novembro, para discutir o projeto da LOA 2025, com a participação de representantes de todos os poderes, assim como sindicatos e entidades da sociedade civil organizada. A previsão é de que a votação da lei seja concluída até o dia 16 de dezembro.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeita Claudimê de Barão de Grajaú é afastada do cargo por dificultar transição

A medida foi tomada devido ao descumprimento de ordens judiciais e à falta de colaboração com a transição de...

Rafael Fonteles vai reunir aliados e orientar apoio a Júlio César e Marcelo Castro

Essa é uma estratégia do governador para conter debandada de votos para Ciro Nogueira ao Senado em 2026. O governador...

Guadalupe recebe Selo Ouro e é destaque como cidade referência em atendimento pelo Sebrae-PI

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe recebeu o Selo Ouro Sebrae de Referência em Atendimento 2024, um reconhecimento...

Guadalupe confirma 1° Guadafolia “Zé Pereira” com duas atrações nacionais em fevereiro de 2025

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A cidade de Guadalupe vai estrear em grande estilo no circuito das festas...
spot_img

Jerumenha reuniu comunidade e alunos na distribuição de 3 mil mudas frutíferas e ações pelo meio ambiente

Por Gleison Fernandes A Prefeitura de Jerumenha, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, realizou uma importante ação...

No Piauí, quase metade da população é pobre e cerca de 70% está abaixo do índice nacional de estudo, diz IBGE

Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Quase metade da...
spot_img

Posts Recomendados