Ativar para ir para o player da Audima

“Os mais afetados pelas mudanças climáticas são os mais pobres”, afirma Wellington Dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em Teresina, ministro participou da plenária do do Plano Clima Participativo do Bioma Caatinga

Em Teresina (PI), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta sexta-feira (02.08), da plenária do Plano Clima Participativo do Bioma Caatinga.  No evento, colaborou com o debate sobre as emissões de gases de efeito estufa no Brasil a partir da construção de um plano que guiará a política climática do país pelos próximos 10 anos.

Durante a cerimônia, o titular do MDS lembrou que são os mais pobres que sofrem com as mudanças climáticas. “Não tem nada mais importante do que o estamos fazendo aqui hoje”, afirmou. “Neste momento, aqui, nós estamos tratando de um risco da própria vida, do desequilíbrio do planeta. É claro que os mais afetados são os mais pobres, do Brasil e do mundo”, acrescentou.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou a necessidade de implementar um modelo de desenvolvimento sustentável, tanto do ponto de vista social, com combate às desigualdades, quanto econômico, com distribuição de renda, e cultural, com respeito à diversidade.

Divulgação

“O plano clima busca uma adaptação para os nossos sistemas econômicos, urbanos, de transporte, de geração energia, de produção de alimento porque nós já estamos sendo afetados”, disse. “É preciso um modelo em que a gente use os recursos naturais com sabedoria para as nossas gerações e para aqueles que ainda não nasceram, isso se chama compromisso intergeracional”, afirmou.

Plano Clima

O novo Plano Clima, que será apresentado oficialmente em 2025, objetiva frear o avanço do aquecimento global e impedir que ele produza impactos ainda mais dramáticos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará a primeira versão do texto na Conferência do Clima da ONU (COP-29), no Azerbaijão, em novembro deste ano.

Participação Social

Para construção do plano, o governo realiza consultas diretas à população e debates com especialistas em meio ambiente, organizações da sociedade civil, conselhos de políticas públicas e movimentos sociais e sindicais em todas as etapas de elaboração do texto.

As plenárias, que ainda serão realizadas em Macapá (PA), Imperatriz (MA), Campo Grande (MS), São Paulo (SP) e terminando em Porto Alegre (RS), são mais uma etapa do processo de participação social no Plano Clima.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou a importância de fazer políticas públicas para e com a sociedade. “Estamos escrevendo juntos um capítulo importante da história. O governo, os seus entes federados e a sociedade, participando desse processo”, disse.

Com envolvimento e participação popular, a sociedade civil foi representada por diversas entidades na solenidade. “A gente entende que podemos dar um salto de qualidade, casando o processo do plantio de árvore com o processo de produção de alimentos, de geração de renda para as populações camponesas e, com isso, a gente vai avançando no combate às desigualdades sociais de um modo geral”, alegou Francisco Sousa, representante do Movimento da Via Campesina.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Exportações piauienses crescem 45% mesmo após tarifaço dos EUA

O Piauí acumulou mais de US$ 155 milhões, o equivalente a quase R$ 829 milhões, em exportações no último...

Papa Leão XIV critica ricos em 1º documento de alto nível de seu papado

O papa Leão XIV criticou a forma como os ricos vivem em uma "bolha de conforto e luxo" na...

Etipi leva tecnologia e aprendizado para o Inova IFPI em Floriano

A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) tem colaborado ativamente com instituições de ensino em todo o...

Rendimento médio mensal do trabalhador piauiense é menor que um salário mínimo, revela IBGE

Salário médio que o trabalhador recebe por mês é o quarto menor do Brasil. Pesquisa revela ainda que, a...
spot_img

Prefeitura de Guadalupe conclui vacinação antirrábica na zona rural com 1.246 animais imunizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em...

Caminhão da Mamografia inicia atendimentos em Guadalupe e deve realizar cerca de 400 exames até o dia 14 de outubro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta quinta-feira (9), teve início os atendimentos do Caminhão da Mamografia...
spot_img

Posts Recomendados