Papa veta políticos com mandato entre convidados do Sínodo da Amazônia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Não virão políticos com mandato, nem militares. Não participarão”, disse o cardeal Cláudio Hummes.

A um mês da realização do Sínodo da Amazônia, marcado para outubro em Roma, o Vaticano prepara a lista final de convidados especiais do papa Francisco para participar das discussões sobre a floresta tropical, com veto à participação de políticos com mandato.

Alessandro Bianchi / Reuters

“Não virão políticos com mandato, nem militares. Não participarão”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo o cardeal d. Cláudio Hummes, relator-geral do Sínodo, nomeado pelo pontífice.

O governo brasileiro havia manifestado, por vias diplomáticas e pelas Forças Armadas, o interesse de ter voz na assembleia mundial de bispos dedicada a discutir problemas socioambientais nos nove países “panamazônicos” e a presença católica na região. O presidente Jair Bolsonaro considera que há “muita influência política” no Sínodo.

O papa abriu espaço para convidados não religiosos, os chamados auditores e peritos, e deve convidar personalidades mundiais, cientistas e ambientalistas para participar das consultas de aconselhamento. “O papa fala muito da necessária fundamentação científica”, afirmou d. Cláudio.

Um dos nomes brasileiros na lista é o do climatologista Carlos Nobre. Ele participará das primeiras atividades do Sínodo, que ocorrerá entre os dias 6 e 27 de outubro.

Futuro

Há cerca de duas semanas, Nobre recebeu o convite oficial por e-mail do Vaticano. A lista completa ainda é mantida em sigilo pela Santa Sé, que aguarda as confirmações. Além de aproximadamente 250 bispos, farão parte da assembleia outras lideranças católicas, como padres e leigos, e representantes de povos indígenas.

Engenheiro eletrônico formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, Nobre é um dos mais respeitados especialistas em mudanças climáticas do País. Foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além de ter passado por cargos de gestão em órgãos federais durante os governos do PT.

Para ele, a iniciativa do papa “reflete a enorme preocupação global com o futuro da Amazônia”. “Essa preocupação é amparada, em escala nacional, na forte oposição da sociedade como um todo ao desmatamento da Amazônia e, em escala regional, na necessidade de ouvir o anseio das comunidades indígenas e de outros povos da floresta que querem preservar os seus valores”, disse o pesquisador. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Com informações do Estadãoconteúdo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governado do Piauí premia escolas com as melhores práticas de alfabetização no estado

Esta é a 2ª edição da premiação promovida pela Seduc para incentivar boas práticas em alfabetização. O governador Rafael Fonteles...

Prefeitos da região Sul do Piauí unem forças em encontro com o governador para aprimorar saneamento básico

Por Gleison Fernandes. Em um esforço conjunto para aprimorar o saneamento básico na região sul do Piauí, os prefeitos Júnior...

Rafael defende menor tarifa ao usuário durante encontro do Colegiado da Microrregião de Água e Esgoto

A expectativa, segundo o governador, é que empresas com capacidade de operação possam chegar ao Piauí e construir uma...

Prefeito Gedison Alves destina recursos do leilão para adquirir ambulância 0km para Marcos Parente

O município pretende adquirir um veículo modelo furgão tipo B, visando atender às demandas da cidade de forma mais...
spot_img

TDAH em adultos: como identificar e entender o seu crescimento atual?

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, o famoso TDAH, está cada vez mais presente no nosso dia...

Em meio a tensão entre Venezuela e Guiana, Exército Brasileiro envia 20 tanques para Roraima

Veículos vão ficar em Boa Vista, mas à disposição para uma eventual necessidade de atuação em Pacaraima O ministro da...
spot_img

Posts Recomendados