Parceria entre Sesapi e Hospital do Coração capacita profissionais do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Conselho Nacional dos Secretarias de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Hospital.

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Conselho Nacional dos Secretarias de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Hospital do Coração está levando capacitação sobre o manejo de ventiladores para o tratamento da Covid-19 aos funcionários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Piauí.

Nesta primeira etapa, que começa na terça-feira (19), estão sendo treinados os funcionários das UPAs do Satélite, Promorar e Renascença, em Teresina, que estão na linha de frente do combate à pandemia. “É um projeto de grande relevância, neste momento que estamos passando. Nosso objetivo é estender essa capacitação também para os hospitais de referência do nosso estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A capacitação está sendo realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que é uma forma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (Cebas) por meio da realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada, voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.

“Nesta primeira etapa, seremos responsável pelo treinamento de profissionais das UPAs para o uso de novos modelos de ventiladores de respiração mecânica e suporte em ventilação mecânica. Apresentamos ao secretário Florentino Neto o projeto para estender a capacitação aos profissionais da rede hospitalar e hospital de campanha e ele demonstrou bastante interesse”, disse a médica do Hospital do Coração Jeane Rêgo, responsável pelo treinamento.

Durante o treinamento, os profissionais terão o apoio da Tele-UTI, onde poderão discutir os casos com médicos intensivistas para o atendimento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SARS). “Trata-se de uma nova e desafiadora realidade para qual devemos dar respostas rápidas e de acordo com a necessidade de cada instituição”, aponta a especialista.

A médica Jeane Rêgo aproveitou a passagem pelo Piauí e visitou o Hospital Getúlio Vargas e o Instituto de Doenças Infectocontagiosas Natan Portella, para conhecer o trabalho realizado pela Rede Estadual de Saúde no combate à Covid-19. “Encontrei pessoas muito comprometidas com o trabalho, profissionais de altíssima qualidade estão atuando na rede hospitalar do Piauí. Me surpreendeu demais o compromisso deles com o ser humano”, ressaltou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...

Whindersson Nunes compartilha descobertas sobre sexualidade após sessões de terapia

Durante recuperação psiquiátrica, humorista contou que cuidados recebidos despertaram dúvidas inéditas e o fizeram revisitar a relação dos homens...

Fernando Haddad diz que aporte aos Correios deve ser menor que R$ 6 bilhões

Segundo ministro, empréstimo pode sair ainda em 2025 O aporte do Tesouro Nacional aos Correios deve ficar abaixo dos R$...

Lula propõe reunião dos Poderes para tratar de feminicídio

Presidente defende mutirão contra a violência de gênero O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (8) que...
spot_img

Em 2026, Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias; saiba os detalhes

Faixas de renda serão atualizadas no início do próximo ano Até o fim de 2026, o governo pretende financiar 3...

Mais de 1,5 mil armas são destruídas pela SSP-PI em ação contra o crime organizado

Material apreendido em operações policiais foi periciado e descartado com aval da Justiça. A Secretaria da Segurança Pública do Piauí...
spot_img

Posts Recomendados