Parque da Serra das Confusões será ampliado em projeto de conservação da Caatinga

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Localizado na região Sul do Piauí, o Parque da Serra das Confusões é o maior do Nordeste; projeto do governo inclui a criação de unidades de conservação federais.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou a ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões, localizado na região Sul do Piauí, como parte de um projeto de conservação da Caatinga. A iniciativa faz parte de um conjunto de 12 projetos prioritários para a criação de unidades de conservação federais no bioma Caatinga, a serem implantadas até 2026.

Imagem: Divulgação

Situado em uma região que engloba 12 municípios piauienses na caatinga brasileira, a área preservada do Parque da Serra das Confusões, que já é o maior do Nordeste, abrange uma extensa porção de natureza intocada e paisagens deslumbrantes.

Durante o anúncio do projeto, a ministra do MMA, Marina Silva, destacou a importância da preservação da Caatinga diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Ela alertou que a transformação do ambiente semiárido em áreas áridas agrava os problemas climáticos.

“Os estudos da ciência estão nos mostrando que já temos uma ampliação das áreas que eram semiáridas e que estão ficando áridas. Isso é mudança do clima. Se a gente ‘descaatinga’ a Caatinga, a gente agrava o problema”, alertou a ministra.

A iniciativa também integra a Missão Climática pela Caatinga, que envolve esforços conjuntos do governo federal, local e organizações internacionais, visando enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na região. A desertificação, que afeta 13% do semiárido brasileiro, representa uma ameaça à biodiversidade e à segurança alimentar.

Além da ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões, outros projetos estão em andamento para proteger a Caatinga, como o Projeto Conecta Caatinga, que promove a gestão integrada da paisagem no bioma, e o Projeto Arca, que visa expandir e consolidar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc) na região.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí concede isenção de ICMS na conta de energia para consumidores de baixa renda

A medida tem efeito a partir de janeiro de 2026 e o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico. O Governo...

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...
spot_img

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...
spot_img

Posts Recomendados