Ativar para ir para o player da Audima

Parque da Serra das Confusões será ampliado em projeto de conservação da Caatinga

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Localizado na região Sul do Piauí, o Parque da Serra das Confusões é o maior do Nordeste; projeto do governo inclui a criação de unidades de conservação federais.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou a ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões, localizado na região Sul do Piauí, como parte de um projeto de conservação da Caatinga. A iniciativa faz parte de um conjunto de 12 projetos prioritários para a criação de unidades de conservação federais no bioma Caatinga, a serem implantadas até 2026.

Imagem: Divulgação

Situado em uma região que engloba 12 municípios piauienses na caatinga brasileira, a área preservada do Parque da Serra das Confusões, que já é o maior do Nordeste, abrange uma extensa porção de natureza intocada e paisagens deslumbrantes.

Durante o anúncio do projeto, a ministra do MMA, Marina Silva, destacou a importância da preservação da Caatinga diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Ela alertou que a transformação do ambiente semiárido em áreas áridas agrava os problemas climáticos.

“Os estudos da ciência estão nos mostrando que já temos uma ampliação das áreas que eram semiáridas e que estão ficando áridas. Isso é mudança do clima. Se a gente ‘descaatinga’ a Caatinga, a gente agrava o problema”, alertou a ministra.

A iniciativa também integra a Missão Climática pela Caatinga, que envolve esforços conjuntos do governo federal, local e organizações internacionais, visando enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na região. A desertificação, que afeta 13% do semiárido brasileiro, representa uma ameaça à biodiversidade e à segurança alimentar.

Além da ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões, outros projetos estão em andamento para proteger a Caatinga, como o Projeto Conecta Caatinga, que promove a gestão integrada da paisagem no bioma, e o Projeto Arca, que visa expandir e consolidar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc) na região.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semifinais da Libertadores; saiba as datas e horários e dias quando Flamengo e Palmeiras jogam

Partidas acontecerão entre os dias 22 e 30 de outubro, e rubro-negro decidirá fora de casa Os torcedores de Flamengo...

Otan vai reforçar segurança perto da fronteira com a Rússia após drones sobrevoam a Dinamarca

Em um novo episódio da 'crise dos drones', equipamentos de origem desconhecida foram avistados no país na sexta-feira (26)....

Presidenta do PSOL tem visto cancelado pelos Estados Unidos

Boulos diz que o partido e o Brasil não aceitarão intimidação A presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi (foto), teve...

Ministro Flávio Dino move processos contra opositores e solicita altas indenizações

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino solicitou à Polícia Federal (PF), no último dia 9, a...
spot_img

Juiz cassa vereadores da situação e da oposição por fraude à cota de gênero no Piauí

As decisões são baseadas em denúncias que apontam fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, ou...

Rafael Fonteles nomeia ex-prefeito de Bertolínia para cargo comissionado no Detran

Petista já foi preso em 2029, numa operação do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do...
spot_img

Posts Recomendados