Parque da Serra das Confusões será ampliado em projeto de conservação da Caatinga

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Localizado na região Sul do Piauí, o Parque da Serra das Confusões é o maior do Nordeste; projeto do governo inclui a criação de unidades de conservação federais.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou a ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões, localizado na região Sul do Piauí, como parte de um projeto de conservação da Caatinga. A iniciativa faz parte de um conjunto de 12 projetos prioritários para a criação de unidades de conservação federais no bioma Caatinga, a serem implantadas até 2026.

Imagem: Divulgação

Situado em uma região que engloba 12 municípios piauienses na caatinga brasileira, a área preservada do Parque da Serra das Confusões, que já é o maior do Nordeste, abrange uma extensa porção de natureza intocada e paisagens deslumbrantes.

Durante o anúncio do projeto, a ministra do MMA, Marina Silva, destacou a importância da preservação da Caatinga diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Ela alertou que a transformação do ambiente semiárido em áreas áridas agrava os problemas climáticos.

“Os estudos da ciência estão nos mostrando que já temos uma ampliação das áreas que eram semiáridas e que estão ficando áridas. Isso é mudança do clima. Se a gente ‘descaatinga’ a Caatinga, a gente agrava o problema”, alertou a ministra.

A iniciativa também integra a Missão Climática pela Caatinga, que envolve esforços conjuntos do governo federal, local e organizações internacionais, visando enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na região. A desertificação, que afeta 13% do semiárido brasileiro, representa uma ameaça à biodiversidade e à segurança alimentar.

Além da ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões, outros projetos estão em andamento para proteger a Caatinga, como o Projeto Conecta Caatinga, que promove a gestão integrada da paisagem no bioma, e o Projeto Arca, que visa expandir e consolidar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc) na região.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

GSI derrubou 13 drones suspeitos em eventos do presidente Lula

O evento que mais teve drones derrubados foi durante a caminhada do Dois de Julho, em Salvador (BA) O Gabinete...

Fuzil AR-15, reação de sniper e mais: veja os detalhes do atentado contra Donald Trump

Trump foi alvo de um atentado durante comício na Pensilvânia, no sábado (13). Atirador foi morto e teve amostras...

Secretaria da Saúde realiza ações em alusão ao Dia do Homem e do Motorista

Na programação constam atividades com ações de saúde, capacitação, distribuição de preservativos e ações educativas. A Secretaria de Estado da...

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta-feira

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral estão abertas até quinta-feira, 18, às 18h. As inscrições para o...
spot_img

PRF registra aumento de 166% na recuperação de veículos roubados no Piauí

Somente neste ano, 170 veículos roubados, furtados, adulterados ou apropriados indevidamente foram recuperados no Piauí. Nos primeiros 10 dias de...

Piauí tem municípios com alerta de baixa umidade e de vendaval até 16 de julho

Com alerta amarelo estão 143 cidades, onde a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 30% e...
spot_img

Posts Recomendados