Partidos do Centrão se frustra com novo ministro e vê escolha pessoal da família Bolsonaro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Parlamentares acreditam que Marcelo Queiroga não conseguirá contrariar postura negacionista do presidente. Escolhido para assumir o lugar de Eduardo Pazuello, médico apoiou o projeto de campanha de 2018 e é próximo do senador Flávio Bolsonaro.

Políticos aliados ao governo Bolsonaro, principalmente do Centrão, descartam a concessão de carta branca ao novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na condução dos protocolos para combate à pandemia.

O cardiologista Marcelo Queiroga é o quarto ministro da saúde do governo Bolsonaro Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS

A decisão de indicar Queiroga – e não Ludhmila Hajjar – frustrou o Centrão e também ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que pediram ao presidente nos últimos dias uma guinada no Ministério da Saúde com a escolha de um nome técnico, como o da médica, que defende posições contrárias ao negacionismo do governo.

Eles dizem que Queiroga é uma escolha pessoal do presidente – nas palavras de um auxiliar direto, “uma escolha familiar”, já que Queiroga é ligado ao senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

No Centrão, o médico conta com apoio de Marcos Pereira, presidente do Republicanos, mas assessores presidenciais admitem que a indicação tem a digital de Flávio, e que a maioria do grupo de partidos está frustrada.

Por conta da proximidade de Queiroga com a família, esses aliados avaliam que o novo ministro seguirá ordens do presidente, fazendo uma gestão de continuidade. Observam, como termômetro, se ele conseguirá nomear uma equipe diferente da de Pazuello, por exemplo, ou se terá de manter assessores que agradam ao presidente.

Parlamentares afirmam que, em um primeiro momento, a troca na Saúde servirá para dar impressão de que há uma “nova roupagem” para o discurso sobre a Saúde, pois vai “zerar” a discussão sobre a vacina – ou seja, diferentemente de Pazuello, que coleciona passivos menosprezando a vacinação em linha com o discurso do presidente, o novo ministro vai adotar a tônica de que a vacinação é prioridade.

No entanto, acreditam parlamentares, Queiroga dificilmente irá contrariar o presidente publicamente a respeito de tratamento precoce – bandeira de Bolsonaro sem comprovação científica –, isolamento e lockdown.

Médicos ouvidos pelo blog também descartam uma postura de enfrentamento de Queiroga com Bolsonaro para defender comprovações científicas. Ressaltam que, além da ligação com Flavio, ele é um entusiasta da figura do presidente desde 2018, tendo apoiado o projeto de campanha.

Por Andréia Sadi

Cobre os bastidores de Brasília para o Jornal Hoje (TV Globo) e na GloboNews. Apresenta o Em Foco (GloboNews) e integra o Papo de Política (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senar capacita novos técnicos para atuação no Programa Saúde no Campo no Piauí

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, ao longo de uma semana, um treinamento com técnicos que irão...

Piauí fortalece rede de saúde mental com atendimento humanizado e acesso facilitado

Serviços públicos oferecem suporte integral, incluindo CAPS, Residências Terapêuticas e canal telefônico gratuito para apoio psicológico O Governo do Estado...

Senador Ciro Nogueira participa do Dia de Campo da Fazenda Progresso e destaca importância do agronegócio

Senador reforça compromisso com o agronegócio e destaca o evento como espaço de diálogo entre políticos, produtores e empresários...

Bom Jesus no Piauí tem estado de emergência decretado pelo Governo Federal

Com o reconhecimento federal, o município terá acesso a recursos para ações emergenciais e atendimento à população afetada pelas...
spot_img

Papa Leão XIV apela para que os Jogos de Inverno sejam um momento de promoção da paz

Agentes do serviço de imigração dos EUA irão atuar na segurança da delegação norte-americana durante os Jogos Olímpicos de...

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição

Benefício varia entre R$ 410 a R$ 16.629 As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 se encerram dia 6...
spot_img

Posts Recomendados