O aumento de peso é apenas um dos problemas que podem surgir depois dos excessos cometidos no mês de dezembro.
A tradição das festas com muita comida e bebida no mês de dezembro pode trazer outras consequências e agravar problemas já existentes, tais como aumentar o colesterol, diabetes, hipertensão e outros.
“A gente tem que tratar muito individualmente, porque depende muito da contraindicação. Às vezes é uma pessoa que já tem um problema, é hipertenso então a gente tem que individualizar, mas no geral o que eu vejo é o excesso mesmo”, alerta a nutricionista Lilian Lopes do HapVida. Ela explica que quando temos uma alimentação equilibrada e de repente consumimos em excesso comidas gordurosas, doces álcool o organismo entende como uma agressão.
Segundo ela o mais indicado é o retorno à rotina alimentar balanceada a qual se estava acostumado antes dos exageros. “Nada de fazer dietas malucas, dieta detox, sucos e sopas milagrosas que prometem secar, desintoxicar. Isto não vai trazer um bom resultado e pode ser perigoso, o ideal é retomar à mesma alimentação balanceada que se tinha antes”, afirma. O mais indicado é a reeducação alimentar. A densidade calórica das dietas detox é abaixo das necessidades do organismo, e feita de maneira incorreta pode causar mal-estar.
Segundo a nutricionista as pessoas que sempre consumiram muita gordura saturada, bebida alcoólica, e não se preocupavam em incluir na dieta fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vai demorar a se desintoxicar. “Quem já tinha o hábito da alimentação saudável a recuperação mais rápida é natural”, acrescenta a especialista.