Pedreiro consegue primeira certidão de nascimento aos 52 anos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O registro de Paulo Antônio Pereira da Silva foi possível por meio da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

Emocionado, ele afirmou que hoje é uma pessoa feliz e agora planeja reconhecer a paternidade dos três filhos- que foram registrados só no nome da mãe por falta da documentação, além de oficializar a união com a esposa.

Foto: divulgação DPE-PI

Paulo Antônio nasceu em José de Freitas, a 55 Km de Teresina, mas nunca teve o nascimento registrado. “Segui na vida como um cidadão honesto, mas sem nenhum direito assegurado. O ser humano sem documento não é um cidadão”, disse o pedreiro.

Foto: divulgação DPE-PI

Sem acesso aos estudos, Paulo trabalha, desde cedo, como diarista na construção civil e foi assim que ajudou na criação dos três filhos de 20, 15 e 10 anos de idade. 

O contato com a Defensoria Pública veio a partir de um trabalho realizado em Teresina, no qual a pessoa que o contratou, ao tomar conhecimento de situação, o encaminhou para atendimento na instituição. 

Após todo o trâmite processual, Paulo Antônio recebeu, nesta quarta-feira (21), a tão sonhada documentação. 

“Sempre fui uma pessoa honesta, criei meus filhos dessa mesma forma, mas sempre senti a falta dos documentos, principalmente quando meus filhos chegaram na idade de ir para escola. Os colégios pediam, e como eu não podia registrar, minha mulher fez o registro só em nome dela. Também nos casos de saúde, os documentos fizeram falta nesses atendimentos. Hoje estou muito feliz porque a Defensoria Pública me garantiu esses documentos”, afirma Paulo Antônio, que agora também irá fazer o reconhecimento de paternidade dos três filhos, assim como oficializar a união com a esposa.

Foto: divulgação DPE-PI

Com a certidão de nascimento foi possível também a emissão da primeira carteira de identidade. 

A defensora pública Patrícia Monte destaca a atuação da Defensoria Pública para garantir cidadania às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. 

“Diariamente temos várias demandas por solicitação da documentação civil básica, cuja falta, infelizmente, é uma constante na nossa população. A Defensoria Pública, depois de fazer uma busca em todos os cartórios e propor uma ação de suprimento de registro civil, possibilitou que ele conseguisse a primeira certidão. A partir daí, encaminhamos ao Instituto de Identificação para que conseguisse o registro civil. A Defensoria Pública faz a busca ativa das pessoas que estão sem documentação e se encontram em situação de vulnerabilidade, aqui são encaminhados todos os procedimentos para termos a certeza de que vão receber seus documentos. A Defensoria faz isso todo dia pelo cidadão”, destaca Monte.

Com informações Defensoria Pública do Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professor do IFPI é afastado após exibir filme com classificação inadequada a alunos

Instituição abriu processo disciplinar e destacou que a prática fere as diretrizes pedagógicas; identidade do docente não foi revelada. Um...

CNH do Brasil: Piauí inicia inscrições para primeira habilitação; veja como se cadastrar

Interessados podem baixar o aplicativo, realizar a inscrição e dar andamento no processo em postos da capital e interior...

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...
spot_img

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...
spot_img

Posts Recomendados