Peritos do INSS entram em greve; saiba agendar nova perícia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os cerca de 3.500 médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entram em greve em todo o país a partir desta quarta-feira (30).

Os cerca de 3,5 mil médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entram em greve em todo o país a partir desta quarta-feira (30). A categoria engrossa o movimento grevista de diversos servidores.

Na semana passada, funcionários administrativos do INSS já haviam iniciado a paralisação, na chamada “Operação Apagão”. A reivindicação dos peritos, assim como dos trabalhadores administrativos, é de reajuste de 19,9% para repor as perdas inflacionárias, além de abertura de concurso público e melhora na carreira.

Segundo Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), os profissionais decidiram fazer a paralisação porque não houve, até agora, sinalização do governo de que as pautas de reivindicação serão atendidas.

O governo até agora não tomou uma atitude em relação à categoria, já insatisfeita há mais de um ano, desde que fomos forçados a voltar a trabalhar, em setembro de 2020, quando ainda não tinha nem vacina, afirma o servidor.

De acordo com Alves, a orientação é para que todos os médicos parem, mas pode haver locais em que haja atendimento da perícia médica normalmente, cumprindo os agendamentos.

Pode ter segurado marcado que o médico não entrou em greve e pode ter quem não será atendimento — diz.

O exame médico pericial é feito quando o trabalhador pede benefícios específicos ao INSS. Entre eles estão o auxílio por incapacidade temporária e a aposentadoria por incapacidade permanente. Além disso, quem solicita o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ter de passar por perícia e quem pede a aposentadoria especial também depende do trabalho de um médico perito, mas de forma interna.

Divulgação

Para ele, o ideal seria que os segurados já remarcassem a perícia, para não perder a ida até o local, embora não seja possível saber exatamente onde haverá paralisação:

Era para ter uma orientação; não sei se o governo está tomando uma atitude.

Para Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o ideal é que o segurado compareça à agência no dia e hora agendados, para não correr o risco de perder o benefício. 

Ele deve comparecer à perícia e fotografar, mostrando que a agência está fechada ou o perito não compareceu para, só depois, remarcar — orienta.

Como fazer novo agendamento da perícia

1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS

2. Clique em “entrar com gov.br”

3. Informe o CPF e vá em “Continuar”; digite sua senha e acesse “entrar”

4. Na faixa azul, em cima, clique em “Serviços”

5. Depois, vá em “Benefícios”, em “Auxílio-doença” e, em seguida, em “Agendar perícia”

6. Clique em “Perícia” e escolha “Remarcar perícia”; depois, vá em “Selecionar”

7. Informe um número de documento, digite os caracteres da tela e vá em “Avançar’

8. O sistema vai localizar o seu agendamento; basta seguir as orientações e reagendar o atendimento

Greve dos servidores administrativos completa uma semana

Nesta quarta (30), a greve dos servidores administrativos do INSS completa uma semana. Segundo informações da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência E Assistência Social), 22 estados e o Distrito Federal estão com servidores parados.

Em São Paulo, o Sinssp (Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo está convocando uma assembleia virtual nesta quinta (31) para avaliar a greve. As orientações aos trabalhadores são de que a “Operação Apagão” deve continuar ao menos até o dia da assembleia.

Para Rômulo Saraiva, advogado especialista em direito previdenciário e colunista do jornal Folha de S.Paulo, a greve abre a possibilidade de o segurado entrar com um processo na Justiça de concessão ou revisão do benefício sem ter de aguardar o prazo de resposta administrativa do INSS. Esse prazo vai de 45 a 60 dias, mas fica suspenso durante as paralisações, diz ele.

Fila de benefício diminui Procurados, INSS e Ministério do Trabalho e Previdência não comentaram a paralisação dos servidores nem dos médicos peritos. Também não divulgaram orientações de atendimento aos segurados.

Em seu site, o INSS publicou que tem conseguido diminuir a fila de pedidos. Segundo o instituto, em março, a fila chegou a 1,6 milhão de solicitações pendentes de análise. No início de 2021, esse número estava em 1,8 milhão de benefícios à espera de uma resposta inicial.

Em 2019, ano em que o INSS teve uma baixa de 7.000 servidores, o estoque de pedidos chegou a 2,4 milhões em julho. Nos anos seguintes, a média foi 1,7 milhão em 2020 e 1,8 milhão em 2021. O instituto considera que a diminuição no estoque se deu por causa do empenho dos funcionários, além da automatização de alguns serviços.

Por Folhapress

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeita Neidinha Lima e secretária Elieide Barbosa entregam premiações das competições alusivas ao Dia do Trabalhador

Ciclismo, corridas de velocidade e resistência, canoagem e torneio de vôlei foram realizados. A Prefeitura de Guadalupe realizou mais um...

Gestão do prefeito Antônio Reis inaugura pavimentação da Rua Nauzica Borges no Irapuã II

Antônio Reis enfatizou durante o ato que a mobilidade urbana traz benefícios diversos à população, que pode transitar...

Prefeitura de Guadalupe celebra Dia do Trabalhador com várias modalidades esportivas no Balneário Belém Brasília

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Esportes, promoveu uma série de atividades esportivas em comemoração ao...

Piauí envia 10 bombeiros para socorrer vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas no estado gaúcho. O Governo do Piauí encaminhou ajuda...
spot_img

Rafael Fonteles projeta para Fábio Novo “a maior votação da história de Teresina”

A apresentação do plano de governo do pré-candidato a prefeito Fábio Novo reuniu mais de 20 mil pessoas no...

Papa Francisco pede oração pela população do Rio Grande do Sul

O portal do Vaticano também compartilhou depoimento de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Durante a oração do Regina...
spot_img

Posts Recomendados