Pesquisa aponta que 51% da população desaprova a forma de governar do presidente Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Apesar de uma ‘leve melhora’, 56% da população brasileira afirma não confiar no Presidente Lula

Pesquisa conduzida pela Ipsos-Ipec entre os dias 4 e 8 de setembro mostra que a maioria da população brasileira continua desaprovando a forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva administra o país.

Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 44% demonstram aprovação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Apesar da desaprovação ainda ser majoritária, os números indicam movimentações recentes. A aprovação cresceu cinco pontos percentuais em relação a junho, passando de 39% para 44%. No mesmo período, a desaprovação caiu de 55% para 51%.

FOTO: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Entre os que avaliam positivamente a gestão, 95% aprovam a forma de governar. O índice é mais alto entre eleitores de Lula em 2022 (81%), moradores do Nordeste (63%) e pessoas com ensino fundamental (56%).

Já a desaprovação é mais elevada entre os que votaram em Jair Bolsonaro (85%), moradores do Sul (65%) e evangélicos (63%).

Confiança negativa

A pesquisa também revela que 56% dos brasileiros dizem não confiar no presidente. O número representa uma leve queda em relação aos 58% registrados em junho. A confiança, por sua vez, subiu quatro pontos, de 37% para 41%.

Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec, avalia que “a confiança é um indicador mais difícil de ser reconstruído e a maioria de 56% que não confia representa uma barreira que o governo ainda não conseguiu transpor.”

Os dados mostram ainda que a percepção negativa sobre o governo está em recuo. A avaliação positiva (ótima ou boa) subiu de 25% em junho para 30% em setembro. A negativa (ruim ou péssima) caiu de 43% para 38%. A avaliação regular oscilou de 29% para 31%.

“A curva de rejeição parece ter atingido seu pico em junho. Os números de setembro indicam um respiro importante para o governo”, disse Cavallari.

Na análise das expectativas, 44% acreditam que o governo está pior do que esperavam. Esse índice era de 50% em junho. Para 30%, o governo está conforme o esperado, enquanto 24% afirmam que está melhor do que previam.

O levantamento foi realizado presencialmente com 2.000 eleitores em 132 municípios. O estudo faz parte da série “Avaliação da Atuação do Governo Federal” e abordou quatro temas principais: avaliação do governo, aprovação da forma de governar, confiança no presidente e percepção em relação às expectativas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rally Piocerá/Cerapió chega em Teresina na próxima sexta (30)

A competição deve movimentar cerca de R$ 8 milhões na economia dos municípios por onde passa, segundo estimativas baseadas...

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...
spot_img

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...
spot_img

Posts Recomendados