Pesquisa Datafolha: avaliação positiva de Lula cai 14 pontos entre católicos e 5 entre evangélicos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre o público evangélico, aprovação foi de 26%, em dezembro, para 21% em fevereiro. O instituto ouviu 2.007 pessoas em 113 municípios na segunda (10) e na terça (11).

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na sexta (14) aponta que a avaliação negativa do governo Lula (PT) entre católicos é de 36%. A avaliação positiva, que era de 42% em dezembro de 2024, agora é de 28% – uma queda de 14 pontos percentuais.

Entre evangélicos, a avaliação positiva saiu de 26% em dezembro para 21% atualmente – 48% dos entrevistados neste segmento religioso avaliam o governo Lula ruim ou péssimo.

Foto: Evaristo Sa/AFP

O Datafolha ouviu 2.007 pessoas, com 16 anos ou mais, em 113 municípios na segunda-feira (10) e na terça-feira (11). A margem de erro da pesquisa para a população em geral é de dois pontos percentuais para mais ou menos. No recorte religioso, a margem de erro é de 6 pontos percentuais entre evangélicos e de 3 pontos percentuais entre católicos.

De acordo com o último censo do IBGE que traz dados sobre religião, o Censo Demográfico 2010, os evangélicos representavam 22,2% da população brasileira e os católicos eram 64,6%. Já uma pesquisa de 2020 do Datafolha mostra que 50% dos brasileiros são católicos, 31% são evangélicos.

Segundo o Datafolha, em março de 2023, 35% dos evangélicos avaliavam negativamente o governo do presidente Lula. O índice era de dez pontos a mais do que entre os católicos.

Na sexta-feira (14), também foi divulgado que a avaliação positiva do governo caiu entre os brasileiros: 41% da população avalia negativamente o governo Lula e 24% avalia positivamente. Na pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2024, a avaliação positiva era de 35% e a negativa era de 34%. Consideraram o governo regular 29% e 1% não soube ou não respondeu.

Segundo o Datafolha, esse é o pior nível de aprovação em todos os três mandatos do presidente Lula, e a reprovação também é recorde.

Antes, Lula havia atingido 28% de ótimo e bom em outubro e dezembro de 2005, no auge da crise do mensalão, em seu primeiro mandato, que ocorreu de 2003 a 2006. Já o maior índice de ruim e péssimo tinha sido registrado em dezembro de 2024, e foi de 34%.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sefaz apreende 108 vinhos falsificados em loja no Shopping Riverside

A suspeita é que o estabelecimento seja utilizado como fachada para a venda de produtos irregulares. A Secretaria da Fazenda...

Carreta com carga de cerveja tomba em São João da Varjota; motorista fica ferido

O motorista não estava alcoolizado e teve lesões leves. O motorista de uma carreta carregada de cerveja ficou ferido em...

Feira de Mulheres fortalece o empreendedorismo rural no Acampamento, município de Batalha

Com o tema "Mulheres em Campo", a feira reuniu produtoras rurais da região, que expuseram e comercializaram seus produtos. No...

Mais de 190 prefeitos aderiram ao Pactos pelo Piauí, diz governador Rafael Fonteles

A iniciativa visa fortalecer políticas públicas, promovendo investimentos em educação, saúde, infraestrutura, economia e sustentabilidade ambiental, entre outros setores...
spot_img

Lula e Janja usam tênis de luxo de até R$ 10 mil e geram críticas nas redes sociais

Os calçados usados pelo presidente e pela primeira-dama, com modelos de grifes de luxo, despertaram reações nas redes sociais. O...

Joelma é a nova contratada da empresa Camarote Shows de Wesley Safadão: ”Nem tudo é dinheiro’’

O anúncio foi feito pelo forrozeiro no Rancho do Maia, na noite desta terça-feira (25) Wesley Safadão anunciou na noite...
spot_img

Posts Recomendados