Pesquisadores descobrem plantas de 280 milhões de anos no Rio Parnaíba

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Duas novas espécies de plantas do Período Permiano da Era Paleozóica foram descobertas às margens do Rio Parnaíba por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As espécies estão fossilizadas e têm mais de 200 milhões de anos.

A descoberta dos pesquisadores do Piauí foi feita no município de Nova Iorque do Maranhão, a 306 quilômetros de Teresina na Barragem Boa Esperança, nas margens do Rio Parnaíba.

A pesquisa foi liderada por Domingas Maria da Conceição, nascida em Amarante (PI) doutoranda em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, com participação de Juan Cisneros, Chefe do Laboratório de Paleontologia do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí.

Local onde os fósseis foram encontrados, às margens do rio Parnaíba.

Pesquisadores do Rio Grande do Sul, do Pará e da Argentina também contribuíram com a descoberta.

Os nomes das espécies são: Novaiorquepitys que significa “medula de Nova Iorque” e Yvirapitys “medula da madeira”. (Yvira significa madeira em Guarani).

A idade dos fósseis é de 280 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, as plantas viveram ao mesmo tempo em que as plantas da Floresta Fóssil do Rio Poti, em Teresina, e são do grupo das gimnospermas, parentes dos pinheiros e das araucárias de hoje em dia.

Uma das plantas em estado petrificado.

“Esta pesquisa nos ajuda a saber como era o antigo ambiente do Brasil no final da Era Paleozoica, quando os continentes estavam unidos. Ela nos ajuda a saber como evolucionaram as plantas e de uma maneira geral nos ajuda a reconstruir a história do planeta Terra. Graças a estas pesquisas sabemos que o Maranhão e o Piauí estavam cobertos por bosques de gimnospermas no final da Era Paleozoica. Hoje em dia estas plantas só predominam no sul do Brasil”, explica o argentino Juan Cisneros.

O estudo foi divulgado na revista internacional Review of Palaeobotany and Palynology, considerada uma referência importante na área.

Fotos: Reprodução Site UFPI

Da Redação (Com informações da UFPI)
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados