Pesquisadores descobrem plantas de 280 milhões de anos no Rio Parnaíba

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Duas novas espécies de plantas do Período Permiano da Era Paleozóica foram descobertas às margens do Rio Parnaíba por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As espécies estão fossilizadas e têm mais de 200 milhões de anos.

A descoberta dos pesquisadores do Piauí foi feita no município de Nova Iorque do Maranhão, a 306 quilômetros de Teresina na Barragem Boa Esperança, nas margens do Rio Parnaíba.

A pesquisa foi liderada por Domingas Maria da Conceição, nascida em Amarante (PI) doutoranda em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, com participação de Juan Cisneros, Chefe do Laboratório de Paleontologia do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí.

Local onde os fósseis foram encontrados, às margens do rio Parnaíba.

Pesquisadores do Rio Grande do Sul, do Pará e da Argentina também contribuíram com a descoberta.

Os nomes das espécies são: Novaiorquepitys que significa “medula de Nova Iorque” e Yvirapitys “medula da madeira”. (Yvira significa madeira em Guarani).

A idade dos fósseis é de 280 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, as plantas viveram ao mesmo tempo em que as plantas da Floresta Fóssil do Rio Poti, em Teresina, e são do grupo das gimnospermas, parentes dos pinheiros e das araucárias de hoje em dia.

Uma das plantas em estado petrificado.

“Esta pesquisa nos ajuda a saber como era o antigo ambiente do Brasil no final da Era Paleozoica, quando os continentes estavam unidos. Ela nos ajuda a saber como evolucionaram as plantas e de uma maneira geral nos ajuda a reconstruir a história do planeta Terra. Graças a estas pesquisas sabemos que o Maranhão e o Piauí estavam cobertos por bosques de gimnospermas no final da Era Paleozoica. Hoje em dia estas plantas só predominam no sul do Brasil”, explica o argentino Juan Cisneros.

O estudo foi divulgado na revista internacional Review of Palaeobotany and Palynology, considerada uma referência importante na área.

Fotos: Reprodução Site UFPI

Da Redação (Com informações da UFPI)
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Programar eventos nos grupos, é a grande novidade no WhatsApp

WhatsApp transforma a organização de eventos em grupos com novo recurso de agendamento. Planeje com facilidade! O universo do WhatsApp...

PM lança Operação Semana Santa Segura em todo o Piauí, com o reforço de cerca de 2 mil policiais

Cerca de 2 mil policiais militares e mais de 500 viaturas atuarão diretamente na operação. A Polícia Militar do Piauí...

Jogador Daniel Alves recebeu ‘amigos encapuzados’ e deu festa em casa: ‘Até cinco da manhã’, diz TV

Atleta foi xingado ao comparecer pela primeira vez a tribunal de Barcelona desde que deixou a cadeia Depois de deixar...

Mais 165 municípios serão contemplados com doses de vacinas contra a dengue

Remanejamento foi feito com base nas Regiões de Saúde, considerando critérios como a alta transmissão nos últimos dez anos...
spot_img

Explosão de casos Dengue no Brasil: como ‘ilhas de calor’ ajudam na multiplicação do mosquito nas grandes cidades

As ilhas de calor estão em lugares com muitas construções como, por exemplo, quando um prédio fica bem colado...

MS alerta para a importância da rotulagem nutricional nos alimentos

Selo com a imagem de uma lupa no rótulo dos produtos avisa sobre a presença de nutrientes críticos. Lista...
spot_img

Posts Recomendados