PF prende bolsonaristas em investigação sobre vandalismo em Brasília e tentativa de golpe de Estado

-

Ação cumpre 32 mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no DF e em 7 estados; entre crimes apurados, estão abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Entre alvos, frequentadores dos atos no Quartel-General do Exército.

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagraram, nesta quinta-feira (29), uma operação contra suspeitos de participarem de uma tentativa de invasão à sede da Polícia Federal e atos de vandalismo em Brasília, em 12 de dezembro.

Operação Nero investiga suspeitos de invasão à PF e atos e vandalismo em Brasília — Foto: PCDF/Divulgação

Ao todo, as corporações cumprem 32 ordens judiciais de busca e apreensão e de prisão, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal, no Distrito Federal e nos seguintes estados:

  • Rondônia
  • Pará
  • Mato Grosso
  • Tocantins
  • Ceará
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro.

TV Globo apurou que, entre os alvos, estão bolsonaristas que frequentavam os atos no Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU). Até as 7h30, pelo menos três pessoas tinham sido presas:

  • Klio Damião Hirano
  • Átila Mello
  • Joel Pires Santana

Um dos suspeitos, que estava em um hotel de Brasília, não foi encontrado pelos policiais e é considerado foragido. O nome dele não tinha sido divulgado até a última atualização desta reportagem.

Os crimes investigados são de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cujas penas máximas somadas atingem 34 anos de prisão.

O futuro ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino, comentou a operação desta quinta, em uma rede social.

“As ações policiais em curso visam garantir o Estado de Direito, na dimensão fundamental da proteção à vida e ao patrimônio. Motivos políticos não legitimam incêndios criminosos, ataques à sede da Polícia Federal, depredações, bombas. Liberdade de expressão não abrange terrorismo”, escreveu.

Operação

Ônibus e veículos são queimados e objetos são depredados durante ato de vandalismo em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

A operação ganhou o nome de Nero, em referência ao imperador romano do primeiro século que ateou fogo em Roma.

Segundo a PF, as investigações tiveram início depois da tentativa de invasão à sede da PF. À ocasião, bolsonaristas tentaram resgatar um homem preso pela instituição, no dia 12 de dezembro. Sem sucesso, iniciaram ataques de vandalismo na capital.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 8 veículos, entre carros e ônibus, foram incendiados pelo grupo. Eles também quebraram vidros de automóveis, depredaram equipamentos públicos e a 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.

A PF afirma que a investigação teve início na corporação, em conjunto com a Polícia Civil, que apurou os ataques de vandalismo na capital. Por declínio de competência, os inquéritos foram enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a Polícia Federal, “o conjunto da investigação buscou identificar e individualizar as condutas dos suspeitos de depredar bens públicos e particulares, fornecer recursos para os atos criminosos ou, ainda, incitar a prática de vandalismo”.

Ônibus incendiado durante atos de vandalismo de bolsonaristas em Brasília — Foto: Marcos dos Reis/TV Globo

Relembre o caso

  • Apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro (PL) deflagraram uma série de atos de vandalismo em Brasília, em 12 de dezembro;
  • De acordo com o Corpo de Bombeiros, 8 veículos, entre carros e ônibus, foram incendiados;
  • A Polícia Militar usou bombas de efeito moral e balas de borracha, mas ninguém foi detido na data;
  • Um shopping teve de ser fechado e, nas ruas do Setor Hoteleiro Norte, os bombeiros encontraram botijões de gás vazios espalhados;
  • Os bolsonaristas usaram, pelo menos, nove botijões para bloquear ruas. Segundo a PM, os botijões foram furtados de um posto de combustíveis;
  • Os vidros da 5ª Delegacia de Polícia, que fica na Asa Norte, próximo ao Setor Hoteleiro, foram quebrados e, em frente ao prédio, um ônibus foi queimado;
  • À época, o Secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo Souza Ferreira, disse que as imagens dos atos de vandalismo estavam sendo analisadas para identificar os responsáveis;
  • As prisões dos envolvidos ocorrem 17 dias após o ataque.

Por Márcio Falcão, Camila Bomfim, Arthur Guimarães e Pedro Alves Neto, TV Globo e g1 DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Imagem de Jesus permanece intacta após incêndio atingir residência em Picos

Um incêndio registrado na tarde do sábado (2) atingiu uma residência no município de Picos, no Sul do Piauí,...

Pernambuco registra mais de 9,5 mil desabrigados e desalojados por causa das chuvas

Temporais atingiram regiões do estado entre a sexta-feira (1º) e o sábado. Seis pessoas morreram e 27 municípios estão...

Governo Lula lança campanha nacional pelo fim da escala de trabalho 6×1

Redução da jornada pode beneficiar 37 milhões de trabalhadores O governo federal lançou neste domingo (3) uma campanha nacional pelo...

Governo do Piauí inicia maior obra de asfaltamento urbano de Teresina, contemplando 159 ruas em 54 bairros

Governo do Piauí inicia maior obra de asfaltamento urbano de Teresina O governador Rafael Fonteles anunciou, neste domingo (3), o...

Show de Daniel e Banda e torneio de vôlei encerram programação do Dia do Trabalhador em Guadalupe

A programação do Dia do Trabalhador em Guadalupe teve continuidade na tarde deste domingo, 3 de maio, no Balneário...

Competições do Dia do Trabalhador reúnem atletas e público no Balneário Belém Brasília em Guadalupe

As competições esportivas em alusão ao Dia do Trabalhador foram realizadas na manhã deste domingo, 3 de maio, no...

Teresina em alta: entenda o que está por trás do boom imobiliário

Teresina vive um boom por conta da sua expansão...

Covid-19: Piauí registra 714 novos casos e 08 mortes em 24h

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 714...

Você também pode gostar
Recomendado para você