Piauí atinge 81% de seca no estado; chuvas podem aliviar quadro de estiagem

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As chuvas irregulares no início do ano de 2024 colaboraram para o aumento do quadro de seca do estado.

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) registraram um aumento de 66% para 81% no estado de seca no Piauí, entre os meses de julho e agosto. Em meio ao B-R-O Bró, algumas chuvas foram observadas e podem contribuir para amenizar temporariamente a seca no estado.

Segundo o diretor de mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, dois fatores técnicos são estudados pela climatologia no estado, sendo eles a estiagem após o período chuvoso e a seca. As chuvas irregulares no início do ano de 2024 colaboraram para o aumento do quadro de seca.

“A seca deste ano foi proporcionada por um período de chuvas muito irregular. Só vamos conseguir entender a nossa realidade quando observamos que não tivemos chuvas no final do ano passado, que a chuva em janeiro foi muito pouca e, em fevereiro, março e abril foi mal distribuída”, explicou o diretor.

Devido a essas condições, o quadro chama atenção pelos impactos causados na economia dos piauienses. O maior impacto da seca está na ausência de água para consumo humano e animal, conforme o Werton Costa.

Outro grande fator natural que colabora com a instabilidade nas chuvas é o fenômeno El Ninõ que atinge o estado durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

“El Ninõ é um dos responsáveis pelo aumento de percentual da seca no estado por dificultar o canal da umidade e potencializou as temperaturas, favorecendo uma maior evaporação da água em plantas e em mananciais” apontou Werton Costa.

Segundo o diretor, apesar do tempo seco, as chuvas previstas para este mês de outubro podem colaborar para rever temporalmente o estado de seca nos municípios piauienses.

“Ainda não é a temporada chuvosa, mas elas [as chuvas] ajudam a amenizar e, principalmente, deve dar um refresco na condição de calor. Além disso, minimiza o risco de inflamação de incêndios” afirmou o diretor de mitigação da Defesa Civil.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...

Floriano celebra o Dia da Bíblia com evento especial e participação do deputado Dr. Marcus Vinícius; veja o vídeo

Com programação religiosa e apresentação musical, a cidade reúne fiéis para exaltar a Palavra de Deus e fortalecer laços...

Homem é preso suspeito de abuso sexual contra a própria mãe e violar medida protetiva em Floriano

Um homem conhecido pelo apelido de “Pote” foi preso na tarde da última quarta-feira, 10/12, por volta das 15h30,...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...
spot_img

Senador Ciro Nogueira entrega ambulâncias e reforça investimentos em Morro do Chapéu

Parlamentar cumpre agenda no interior do Piauí, destaca parceria com lideranças locais e anuncia novos recursos para o fortalecimento...

Alexandre de Moraes acata pedido de defesa para fazer exame de ultrassom em Bolsonaro

Exame foi solicitado pela defesa para comprovar a existência de uma hérnia inguinal bilateral no ex-presidente. O ministro do Supremo...
spot_img

Posts Recomendados