Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí atinge 81% de seca no estado; chuvas podem aliviar quadro de estiagem

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As chuvas irregulares no início do ano de 2024 colaboraram para o aumento do quadro de seca do estado.

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) registraram um aumento de 66% para 81% no estado de seca no Piauí, entre os meses de julho e agosto. Em meio ao B-R-O Bró, algumas chuvas foram observadas e podem contribuir para amenizar temporariamente a seca no estado.

Segundo o diretor de mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, dois fatores técnicos são estudados pela climatologia no estado, sendo eles a estiagem após o período chuvoso e a seca. As chuvas irregulares no início do ano de 2024 colaboraram para o aumento do quadro de seca.

“A seca deste ano foi proporcionada por um período de chuvas muito irregular. Só vamos conseguir entender a nossa realidade quando observamos que não tivemos chuvas no final do ano passado, que a chuva em janeiro foi muito pouca e, em fevereiro, março e abril foi mal distribuída”, explicou o diretor.

Devido a essas condições, o quadro chama atenção pelos impactos causados na economia dos piauienses. O maior impacto da seca está na ausência de água para consumo humano e animal, conforme o Werton Costa.

Outro grande fator natural que colabora com a instabilidade nas chuvas é o fenômeno El Ninõ que atinge o estado durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

“El Ninõ é um dos responsáveis pelo aumento de percentual da seca no estado por dificultar o canal da umidade e potencializou as temperaturas, favorecendo uma maior evaporação da água em plantas e em mananciais” apontou Werton Costa.

Segundo o diretor, apesar do tempo seco, as chuvas previstas para este mês de outubro podem colaborar para rever temporalmente o estado de seca nos municípios piauienses.

“Ainda não é a temporada chuvosa, mas elas [as chuvas] ajudam a amenizar e, principalmente, deve dar um refresco na condição de calor. Além disso, minimiza o risco de inflamação de incêndios” afirmou o diretor de mitigação da Defesa Civil.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Recusa em devolver PIX recebido por engano pode levar à prisão e pagamento de multa; saiba o que fazer

Mulher no interior da Bahia foi conduzida à delegacia após se recusar a devolver valor recebido por engano via...

Jerumenha inicia II Festival de Negócios com foco na geração de renda e na valorização de produtos locais

Por Gleison Fernandes. O II Festival de Negócios de Jerumenha começou nesta sexta-feira (2), na Praça Artur Passos, reunindo a...

Competições esportivas, caminhada, sorteio de brindes e premiação movimentam o Balneário Belém Brasília em Guadalupe em alusão ao Dia do Trabalhador

Por Gleison Fernandes. A manhã deste sábado, 3 de maio, foi marcada por muita animação e espírito esportivo no Balneário...

Acusado de furtar Correios de Elizeu Martins é preso dentro de ônibus

De acordo com a polícia, o foragido vinha da cidade de Barreiras (BA) em um ônibus, quando foi abordado...
spot_img

Agente da PRF salva bebê de 1 mês engasgado com leite materno em Floriano

Um bebê de apenas um mês de vida foi salvo por um policial rodoviário na tarde dessa quinta-feira (01),...

Em Floriano, lei do deputado Marcus Vinícius torna o Festejo de Nossa Senhora da Guia Patrimônio Cultural do Piauí

A lei sancionada pelo governador Rafael Fonteles foi publicada no Diário Oficial do Estado em 30 de abril Por Leônidas...
spot_img

Posts Recomendados