Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí deve ganhar 27 novas fazendas solares e parques eólicos até 2026

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A informação é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e consta em relatórios de leilões de energia nova realizados nos últimos anos pela própria organização e pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

O Piauí deve receber de empresas do setor elétrico investimentos de mais de R$ 6 bilhões para o início da operação comercial de 27 novos parques eólicos e fazendas solares até janeiro de 2026. A informação é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e consta em relatórios de leilões de energia nova realizados nos últimos anos pela própria organização e pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Serão 21 empreendimentos para geração eólica e 6 para solar fotovoltaica, que juntos devem entregar anualmente ao Sistema Interligado Nacional – SIN aproximadamente 322 megawatts médios, volume equivalente a quase 60% de toda a energia que é consumida em território piauiense. As novas usinas somarão mais de mil megawatts de potência, aumentando a capacidade instalada dessas fontes no estado dos atuais 3.800 megawatts para quase 5 mil megawatts.

O Piauí está entre os estados que mais produzem energia renovável no Brasil, especialmente eólica. Na avaliação da Câmara de Comercialização, além do ganho ambiental, o crescimento dessas fontes gera emprego e renda, aumenta a confiabilidade do SIN e mantém o setor elétrico brasileiro entre os mais sustentáveis do mundo.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado.

A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Com informações do Meio Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Piauí inicia aulas do programa CNH Social Estudantil

Além das primeiras orientações, os estudantes já participarão das etapas iniciais do processo de habilitação, como a coleta de...

Observatório europeu aponta que junho de 2025 foi o 3º mais quente da história na terra

Mês registrou temperatura 1,30°C acima da média pré-industrial e foi só o terceiro, em dois anos, abaixo do limite...

Ação contra Orlando Crispim é rejeitada e Justiça mantém resultado da eleição em Manoel Emídio

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Justiça da 67ª Zona Eleitoral do Piauí decidiu, nesta terça-feira (08), pela...

Senador Marcelo Castro veta emenda sobre voto impresso

A urna eletrônica vem sendo usada desde 1996 e para o senador, a PL é um retrocesso para a...
spot_img

Alunos da EJA desenvolvem ações sustentáveis e destacam papel da educação ambiental em Jerumenha

Por Gleison Fernandes. Na noite da última terça-feira, 8 de julho, a Unidade Escolar Vicente Fonseca, em Jerumenha, realizou uma...

No Maranhão, prefeito que matou policial militar pede licença para ‘cuidados psiquiátricos’

O prefeito João Vitor Xavier alega que agiu em 'legítima defesa'. O afastamento é pelo período de 125 dias...
spot_img

Posts Recomendados