Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí deve ter chuvas abaixo da média e calor acima do normal até julho, alerta Semarh

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Baixo volume de chuva pode impactar a agricultura, o abastecimento de água e outros setores dependentes das condições climáticas.

O Piauí deve enfrentar um trimestre com poucas chuvas e temperaturas acima da média histórica, conforme aponta a previsão climática sazonal para os meses de maio, junho e julho de 2025 (MJJ/25), divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), em parceria com centros de meteorologia do Nordeste.

A maior preocupação se concentra no Norte do estado, onde normalmente ainda ocorre precipitação nesse período. A previsão é de que os volumes de chuva fiquem abaixo da média climatológica, o que pode impactar a agricultura, o abastecimento de água e outros setores dependentes das condições climáticas. Já o Sul do estado, que está fora do período chuvoso, deverá manter os baixos índices de precipitação habituais para essa época do ano.

Segundo a climatologista da Semarh, Sara Cardoso, o cenário está diretamente relacionado às condições oceânicas e atmosféricas globais. “Estamos sob uma condição de neutralidade da La Ninã no Oceano Pacífico, com resfriamento e aquecimento anômalo em áreas distintas além do aquecimento das águas do Atlântico equatorial. Isso reduz a formação de sistemas que favorecem chuvas no norte do Piauí esperadas para esta época do ano”, explica.

Segundo a climatologista da Semarh, Sara Cardoso, o cenário está diretamente relacionado às condições oceânicas e atmosféricas globais. “Estamos sob uma condição de neutralidade da La Ninã no Oceano Pacífico, com resfriamento e aquecimento anômalo em áreas distintas além do aquecimento das águas do Atlântico equatorial. Isso reduz a formação de sistemas que favorecem chuvas no norte do Piauí esperadas para esta época do ano”, explica.

A previsão é semelhante para outros estados da região, como Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe, onde grandes áreas devem receber chuvas dentro da faixa normal ou abaixo dela. Apenas o litoral leste nordestino — incluindo partes da Paraíba, Sergipe, Alagoas e o próprio Piauí — tem chance de registrar volumes de chuva próximos à média, pois estão na estação climatológica de chuvas.

Foto: Luís Fellipe Borges/g1

Outro fator preocupante é o calor. Modelos climáticos indicam que as temperaturas no Piauí devem ficar acima da média no trimestre, especialmente no semiárido do Sul do estado, onde as máximas podem ultrapassar os 34°C. “O aumento da temperatura, aliado à redução das chuvas, pode intensificar os efeitos da seca e exigir ações de adaptação tanto no campo quanto nas cidades”, alerta a climatologista.

O boletim climático sazonal foi elaborado, após reunião técnica virtual com meteorologistas de todos os estados do Nordeste e considera dados de instituições como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o CPTEC/INPE e a FUNCEME. A Semarh orienta a população e os gestores públicos a acompanharem os próximos boletins e reforça a importância do uso consciente da água, principalmente nas regiões mais afetadas pela estiagem.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe terá Dia “D” de vacinação contra gripe e HPV neste sábado, 17 de maio, diz secretária Amanda Souza

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá neste sábado, 17 de maio,...

AGU dá 24h para Meta e TikTok removerem conteúdos sobre Janja

Postagem alvo de questionamento sugere que Janja teria sido barrada com malas de dinheiro na Rússia. A Advocacia-Geral da União...

Falso líder religioso é preso e família é resgatada após 5 anos de cárcere e maus-tratos em Baixa Grande do Ribeiro

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (14), acusado de manter a esposa, o filho...

Após separação, casal entra na Justiça por guarda de bebê reborn

A advogada Suzana Ferreira, de Goiânia (GO), recebeu uma demanda inusitada nesta semana. Uma mulher a procurou com o...
spot_img

Jerumenha integra encontro estadual que fortalece políticas de alfabetização na idade certa

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O município de Jerumenha esteve representado nos dias 14 e 15 de maio,...

Projeto prevê que alunos com nota alta no Enem poderão entrar na universidade sem terminar o ensino médio

Um novo Projeto de Lei na Câmara dos Deputados busca permitir que estudantes com alto desempenho acadêmico ingressem em...
spot_img

Posts Recomendados