Piauí é o estado do Brasil com o maior número de matrículas na Educação Profissional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em dois anos, foram mais de 40 mil vagas criadas na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.

O Piauí foi o estado brasileiro com o maior número absoluto de matrículas criadas na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT) em 2023. Além disso, ampliou a diferença percentual de alunos que fazem EPT em relação ao estado que ficou em segundo lugar no país.

Os resultados do Censo Escolar 2023 foram divulgados na última quinta-feira (22) e mostram o panorama de crescimento da rede pública de ensino do Piauí. Apresentado com dados de todas as redes de educação do país, o levantamento indicou que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi a rede que mais criou vagas no Ensino Técnico.

Foto: Reprodução/Ccom Piauí

De acordo com dados do Censo Escolar 2023, 35,3% dos estudantes da rede pública estadual do Piauí estão matriculados em cursos profissionais, técnicos e tecnológicos. “O Piauí, que já tinha o maior percentual de alunos no ensino técnico, amplia essa diferença e é o estado com mais vagas disponibilizadas de EPT na rede estadual. Foram mais de 40 mil vagas criadas nos últimos dois anos”, destaca o governador Rafael Fonteles.

Programas da Seduc impulsionam crescimento

O Seduc Tec e o Oportunidade Jovem contribuíram para o crescimento nas matrículas em cursos profissionais, técnicos e tecnológicos no Piauí. Cursos como Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Turismo com Ênfase em Empreendedorismo, Marketing Digital, Programação de Jogos Digitais e Sistemas de Energias Renováveis, ofertados em 184 escolas das 21 Gerências Regionais de Educação do Piauí, ampliaram o número de matrículas em 2023.

Os cursos são ofertados pelo Seduc Tec, projeto que faz parte do Acelera Seduc e que visa a ampliação da oferta de cursos profissionais, técnicos e tecnológicos de nível médio integrado à modalidade de Tempo Integral.

A inserção dos jovens piauienses no mundo do trabalho é outra meta do Governo do Estado que passa pela pasta da Educação. O Oportunidade Jovem é o maior programa de inclusão produtiva de jovens da história do Piauí e busca oportunizar o início da jornada de experiência profissional.

Novas oportunidades para os jovens estão sendo criadas com a implantação do Programa, desde o âmbito acadêmico, com bolsas remuneradas de monitoria estudantil, estágio curricular e extracurricular em instituições públicas ou privadas, até o primeiro emprego e trabalho.

Washington Bandeira destaca a importância do Oportunidade Jovem aos estudantes da rede estadual. “Antes do estágio obrigatório ser remunerado, os estudantes mais vulneráveis da Educação Profissional acabavam não concluindo o curso e evadindo da escola, pelo simples fato de não terem condições de se deslocar para o local do estágio.

Com a bolsa do Oportunidade Jovem conseguimos minimizar essa dificuldade e muitos retornaram e concluíram o curso em 2023. O Piauí também reduziu a evasão escolar e a distorção idade-série em 2023 e isso se deve muito ao novo modelo do de Tempo Integral com o Ensino Profissional e o Oportunidade Jovem”, afirma.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul e pede foco em outros itens

Peças de vestuário já correspondem a 70% dos donativos arrecadados nas agências dos Correios, em todo o Brasil. Os Correios...

STF elege Mendonça para a vaga de Moraes no TSE e novo ministro diz que será ‘imparcial’

André Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do TSE. O ministro do...

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...

Secretaria da Saúde alerta municípios piauienses sobre edital de reposição do Mais Médicos

Nesta etapa, é necessário que os gestores municipais renovem a adesão ao programa através do sistema presente na plataforma...
spot_img

MDS e Defensoria Pública do Maranhão unem forças para garantir acesso à documentação básica

"O documento abre portas para a cidadania, permitindo o acesso ao Cadastro Único e a direitos como Bolsa Família,...

PGR pede inclusão de fugitivos do 8 de janeiro em lista da Interpol

Gonet quer emissão de mandado de prisão preventiva contra acusados O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao ministro Alexandre...
spot_img

Posts Recomendados