Piauí é o segundo estado brasileiro com famílias em insegurança alimentar grave

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estudo da Penssan afirma que 34,3% das famílias piauienses entrevistadas tiveram dificuldade em comprar alimentos.

O Piauí é o segundo estado brasileiro com famílias em insegurança alimentar grave. É o que aponta o estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), divulgado nesta quarta-feira (14).

Segundo o levantamento, 34,3% das famílias piauienses entrevistadas relataram ter dificuldade na compra de alimentos, o que as levou a reduzir a quantidade de itens da cesta básica. O estado ficou atrás apenas de Alagoas, onde 36,7% das famílias estão em insegurança alimentar grave. Em terceiro lugar, está o Amapá, com 32% dos domicílios nessa situação. Em seguida, estão Pará e Sergipe, com 30% da população atingida.

Piauí é o segundo estado brasileiro com famílias em insegurança alimentar grave

Para realização da pesquisa, mais de 12 mil domicílios em 577 cidades foram visitados entre novembro de 2021 e abril deste ano. Os dados dão conta de que, em todo o Brasil, três em cada dez famílias estão sofrendo insegurança alimentar moderada ou grave. Em 2022, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer.

O estudo levou em consideração os indicadores sociodemográficos e benefícios sociais, onde foi constatado que a insegurança alimentar moderada e grave cresceu mesmo nos domicílios que recebiam auxílio financeiro do governo.

O resultado aponta que a situação dos habitantes da zona rural é mais grave. Já em relação à área urbana, cerca de 27,4 milhões de pessoas estão famintas, um número estarrecedor. A pesquisa destaca ainda que o aumento da fome na população negra é de 70% e as mulheres, por sua vez, são as mais impactadas pela fome.

Outro ponto ressaltado é em relação ao número de endividamento das famílias brasileiras como consequência após a crise econômica durante a pandemia da Covid-19. Houve relato de endividamento em consequência da pandemia em 41,6% das famílias, sendo a maior proporção no Norte e Nordeste, onde chegou a 46,7% e 46,0%, respectivamente. Tal condição acaba agravando a vulnerabilidade das famílias e, por consequência, a fome.

O que é insegurança alimentar?

A insegurança alimentar ocorre quando uma pessoa, ou família, não possui acesso a alimentos suficientes para satisfazer as suas necessidades. Essa situação pode ser temporária ou crônica e pode ser causada por diversas questões, como desemprego, pobreza, preços elevados, entre outros.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a insegurança alimentar pode ser classificada em três níveis. São eles:

  • Leve: Incerteza quanto ao acesso a alimentos em um futuro próximo e/ou quando a qualidade da alimentação já está comprometida;
  • Moderada: Quantidade insuficiente de alimentos;
  • Grave: Privação no consumo de alimentos e fome.

Fonte: Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Tribunal de Justiça do Piauí realiza mutirão de negociações para impostos municipais

O atendimento acontece de 8h às 16h, na sede do antigo prédio do Tribunal de Justiça. O Tribunal de Justiça...

Mais de 2 mil cirurgias de catarata serão realizadas durante mutirão em Picos

A diretora do hospital, Ana Lígia Meira, destacou que a equipe está preparada para atender todos os pacientes que...

Prefeita Neidinha Lima e secretária Elieide Barbosa entregam premiações das competições alusivas ao Dia do Trabalhador

Ciclismo, corridas de velocidade e resistência, canoagem e torneio de vôlei foram realizados. A Prefeitura de Guadalupe realizou mais um...

Gestão do prefeito Antônio Reis inaugura pavimentação da Rua Nauzica Borges no Irapuã II

Antônio Reis enfatizou durante o ato que a mobilidade urbana traz benefícios diversos à população, que pode transitar...
spot_img

Prefeitura de Guadalupe celebra Dia do Trabalhador com várias modalidades esportivas no Balneário Belém Brasília

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Esportes, promoveu uma série de atividades esportivas em comemoração ao...

Piauí envia 10 bombeiros para socorrer vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas no estado gaúcho. O Governo do Piauí encaminhou ajuda...
spot_img

Posts Recomendados