Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí é um dos estados brasileiros que mais resgatou trabalhadores em situação análoga à escravidão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No ano passado, no Piauí, 180 trabalhadores foram resgatados de acampamentos em que eram submetidas a condições de trabalho semelhantes à escravidão.

O Piauí está entre os estados brasileiros onde a Polícia Rodoviária Federal mais resgatou trabalhadores em situação análoga à escravidão, nos últimos cinco anos.

No Brasil, só a PRF fez 838 operações em todo o país e resgatou 1.406 trabalhadores. Quase metade deles no ano passado. Além do Piauí, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina estão entre os que mais tiveram pessoas libertadas pela PRF.

As informações foram divulgadas no Jornal Nacional deste sábado (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Os números totais do Ministério do Trabalho mostram uma situação ainda mais preocupante: 2.575 pessoas foram resgatadas no ano passado de acampamentos em que eram submetidas a condições de trabalho semelhantes à escravidão.

No Piauí, os números divulgados pelo MPT apontam que em 2022, o estado resgatou o maior número de trabalhadores dos últimos dez anos. Ao todo, foram 180 trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão.

Esse também é o segundo maior índice de resgatados no Estado desde que as operações iniciaram, ficando atrás apenas do ano de 2007, quando foram resgatados 195 trabalhadores.

De acordo com o levantamento do Ministério Público do Trabalho, as atividades em que foram resgatados mais trabalhadores submetidos a situação de escravidão foram a de extração de pedra, limpeza de área para plantio e extração da palha da carnaúba.

O procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, os números revelam que o trabalho escravo ainda é uma realidade em todo o país.

“O Piauí, infelizmente, não está livre do trabalho escravo. Pelo contrário, tem sido cada vez mais constante o resgate de trabalhadores submetidos à escravidão no estado. Desde 2004 já foram resgatados no Piauí mais de 1.480 trabalhadores, número que, ao mesmo tempo em que nos envergonham, exige uma profunda reflexão e uma atuação mais firme no combate ao trabalho escravo no estado, com participação mais efetiva tanto dos poderes constituídos como da sociedade civil”, pontua.

Ele destaca que o apoio da população tem sido fundamental para a atuação do órgão no combate dessa prática. “O número de resgates aumentou, assim como o número de denúncias que temos recebido. Em todas as situações em que houve denúncias, o MPT, com os órgãos parceiros, constatou o trabalho escarvo. Por isso, que a participação da sociedade nesse processo é fundamental”, destacou ele.

As denúncias de trabalho escravo podem ser feitas ao MPT-PI através do site do MPT-PI no www.prt22.mp.mp.br, ir na aba serviços/requerimento/denúncia, através do e-mail prt22.dapi@mpt.mp.br, por meio do whatsApp (86) 99544 7488 e também de forma presencial na sede da Procuradoria do Trabalho do Piauí. Elas podem ser feitas sem que haja necessidade de identificação do denunciante.

Com informações MPT/PI e Globo.com

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mega-Sena acumula novamente e vai a R$ 50 milhões; veja números

O próximo sorteio da Mega será na quinta-feira (17). O sorteio do concurso 2.853 da Mega-Sena foi realizado na noite...

Em Floriano, homem é executado com vários tiros na cidade

A ocorrência foi registrada por volta das 1h30 desta terça-feira (15), no bairro Princesinha. O corpo de um homem, ainda...

Obra de drenagem no bairro Cruzeta chega ao fim; reposição do asfalto será feita em breve, diz prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes. Nesta terça-feira, 15 de abril, o prefeito de Guadalupe, Jesse James, esteve mais uma vez acompanhando de...

Projeto de lei propõe criar assentos preferenciais para mulheres desacompanhadas em viagens

Medida busca evitar e reduzir os casos de assédio e importunação sexual praticados dentro dos ônibus. Um projeto de lei...
spot_img

Donos de animais envolvidos em acidentes nas rodovias do Piauí podem responder criminalmente

Para tentar reduzir as estatísticas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) está realizando a Operação Porteira Fechada. Durante o ano...

Advogado e influencer João Neto é preso em flagrante por agredir companheira

João Neto se apresenta nas redes como ex-policial militar da Bahia, advogado criminalista e mestre em ciências criminais. O advogado...
spot_img

Posts Recomendados