Wellington Dias afirma que há indícios de genocídio contra povo Yanomami

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou neste sábado (28) que está sendo investigado o cometimento de crime de genocídio contra o povo Yanomami.

Em entrevista, ele avaliou que há indícios que apontam para a prática do genocídio, que é o extermínio deliberado, parcial ou total de uma população ou povo.

“Na minha visão é que, sim [foi um genocídio]. A gente ainda não sabe, ainda não chegamos a todas as comunidades. São 346 comunidades só Yanomami, são 700 indígenas de todas as etnias indígenas. Esse levantamento deve ficar pronto só no final de fevereiro. A emergência chegou primeiro, para se ter uma ideia é um helicóptero que chega ali deixando de paraquedas um alimento, um SOS, as equipes também descem. É uma situação de uma operação de guerra. O que estamos apurando é que houve algo ali, que sim, o futuro dirá que será classificado como um genocídio”, disse.

Wellington Dias, que fez uma visita na semana passada até à região mais afetada pelo desabastecimento, relatou a realidade que viu.

Segundo ele, há uma forte presença de pessoas em situação de abandono, além da presença de garimpeiros, situação crítica para os povos indígenas que vivem isoladas e podem ser contaminados por doenças externas. Ele também disse que o funcionamento de equipes de saúde, com médicos e enfermeiros, e escolas na região haviam sido desativadas. Equipamentos para a produção de alimentos também tinham sido retirados.

O ministro ainda relatou que, após diagnóstico feito, foram identificadas poucas pessoas yanomamis no Cadastro Único para receber o Bolsa Família.

“Será que isso foi feito de forma intencional? Eu não acredito que foi só uma situação de descaso. Teve desvio de dinheiro? Teve algum comando para que fosse assim feito?”, questionou o ministro. “Morreram muitas pessoas. Ainda nem sabemos o número total. Só crianças foram 570, mas e os adultos e idosos. A situação é dramática e acho que o Brasil tem que cuidar e não é só os Yanomami, outras comunidades também, estamos atentos. O presidente nos pediu para fazer esse diagnóstico, sabíamos das denúncias, mas não sabíamos da gravidade”, declarou.

Nesta semana, o ministro da Justiça e Segurança Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal (PF) faça uma investigação para apurar eventual responsabilidade de garimpeiros, coordenadores e agentes políticos do governo de Jair Bolsonaro (PL) nas mortes do povo Yanomami.

No Brasil, o crime de genocídio é tipificado pela lei 2.889/1956 e o define como “agir com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso”. A pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Entrega de kits e tratores

As declarações do ministro foram dadas em entrevista, durante agenda que cumpriu em Teresina. Diversos municípios do Piauí foram contemplados com 13 tratores e mais de 80 kits de irrigação. A entrega ocorreu no bairro Porto Alegre, na zona Sul. Os equipamentos foram adquiridos através de emendas destinadas em 2021 pela ex-deputada Rejane Dias, atualmente conselheira do TCE-PI.

Com informações do Cidade Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

C.F.C inicia campanha com sucesso ao vencer o Santos nos pênaltis no Campeonato Guadalupense de Futebol Amador 2024

O gol foi marcado pelo jogador Gilson aos 43 minutos do segundo tempo. A Prefeitura de Guadalupe deu início, na...

Evento promovido pela Prefeitura de Marcos Parente capacita profissionais em educação inclusiva

Inclusão e Educação. No último sábado, dia 27 de abril, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu...

Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens

Ministro da Agricultura falou sobre financiamento na ExpoZebu. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou neste sábado (27)...

Justiça prende eleitores por suposta tentativa de fraude em transferência de domicílio no Piauí

Após receberem voz de prisão do juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 13ª Zona Eleitoral, foram conduzidos à Delegacia...
spot_img

Papa Francisco recebe ex-presidente Dilma Rousseff no Vaticano; veja o vídeo!

Pontífice trocou presentes com atual chefe do Banco do Brics em reunião privada O Papa Francisco se reuniu neste sábado...

Justiça restabelece norma do CFM que impede aborto após 22 semanas em casos de estupro

Norma proíbe médicos de realizarem assistolia fetal, método utilizado na fase avançada da gestação O Tribunal Regional Federal da 4ª...
spot_img

Posts Recomendados