Piauí recebe representantes de 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nos cinco primeiros meses de 2024, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período de 2023.

O secretário de estado da Segurança Pública (SSP), Chico Lucas, recebeu, nesta quinta-feira (13), representantes de 11 estados brasileiros para conhecer o programa Cell Guard, implementado para o combate do furto e roubo de aparelhos em todo o Piaui.

“Recebemos a visita de mais 11 estados, totalizando 18 estados da Federação com interesse em conhecer nosso protocolo. O Piauí está escrevendo um capítulo na história do Brasil com esse projeto, que é pioneiro e se tornou nacionalmente conhecido pela sua eficácia, tanto na apreensão dos celulares quanto no combate à criminalidade”, afirmou o secretário Chico Lucas.

O delegado da Bahia, Delmar Bittencourt, destacou os desafios enfrentados pelo estado em relação à criminalidade, especialmente no que se refere aos altos índices de furto e roubo de celulares. “O roubo de celulares e furtos realmente agravam os índices de criminalidade na Bahia, especialmente durante grandes eventos, onde quadrilhas especializadas aproveitam para cometer esses crimes. Assim como outros estados, a Bahia também é vítima dessas ações criminosas”, afirmou Delmar Bittencourt.

O delegado também enfatizou a importância da cooperação interestadual para combater esses crimes. “A Bahia já vem realizando a recuperação de aparelhos celulares há algum tempo, mas não com o volume que o Piauí tem alcançado. Estamos aqui para entender e aprender como podemos aumentar a recuperação e restrição de aparelhos celulares em um volume semelhante ao que o Piauí conseguiu”, explicou.

De acordo com o superintendente de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zannata, já foram resgatados no Piauí mais de 7 mil celulares. “Nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado e um aumento de quase 200% na retenção de celulares. Inclusive, o Ministério Público da Argentina nos procurou também para conhecer o nosso projeto de recuperação de celulares”, anunciou o delegado.

O Superintendente de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, Emerson Moura, elogiou o projeto de recuperação de celulares implementado no Piauí. “A Secretaria de Segurança está de parabéns pelo pioneirismo no Brasil com o projeto de recuperação de celulares. As boas práticas implementadas aqui têm mostrado resultados excelentes e precisam ser expandidas e divulgadas. Se deu certo aqui no Piauí, nosso secretário determinou que, se for possível, devemos levar essa iniciativa para o Tocantins, visando também diminuir os índices de roubo de celulares em nosso estado”, afirmou Moura.

As informações são do Governo do Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

GSI derrubou 13 drones suspeitos em eventos do presidente Lula

O evento que mais teve drones derrubados foi durante a caminhada do Dois de Julho, em Salvador (BA) O Gabinete...

Fuzil AR-15, reação de sniper e mais: veja os detalhes do atentado contra Donald Trump

Trump foi alvo de um atentado durante comício na Pensilvânia, no sábado (13). Atirador foi morto e teve amostras...

Secretaria da Saúde realiza ações em alusão ao Dia do Homem e do Motorista

Na programação constam atividades com ações de saúde, capacitação, distribuição de preservativos e ações educativas. A Secretaria de Estado da...

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta-feira

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral estão abertas até quinta-feira, 18, às 18h. As inscrições para o...
spot_img

PRF registra aumento de 166% na recuperação de veículos roubados no Piauí

Somente neste ano, 170 veículos roubados, furtados, adulterados ou apropriados indevidamente foram recuperados no Piauí. Nos primeiros 10 dias de...

Piauí tem municípios com alerta de baixa umidade e de vendaval até 16 de julho

Com alerta amarelo estão 143 cidades, onde a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 30% e...
spot_img

Posts Recomendados