Piauí registra foco de peste suína clássica em Cocal de Telha

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O foco de peste suína clássica foi constatado em uma criação de suínos de subsistência, que contava inicialmente com 15 animais e três animais apresentavam diarreia, fraqueza e amontoamento.

O Piauí registrou foco de peste suína clássica em estabelecimento rural na cidade de Cocal de Telha, Norte do estado. A confirmação divulgada neste sábado (2) pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

O foco foi confirmado através da coleta de amostras de suínos com sinais clínicos compatíveis e foram encaminhadas ao laboratório de referência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) – Laboratório Federal de Defesa Agropecuária – LFDA/MG, com laudo emitido no dia 29 de novembro.

Foto: Ilustração

“O foco de peste suína clássica foi constatado em uma criação de suínos de subsistência, que contava inicialmente com 15 animais e três animais apresentavam diarreia, fraqueza e amontoamento”, informou a Adapi.

O agricultor relatou a situação à Secretaria Municipal de Agricultura no dia 22 de novembro, mesma data da notificação à Adapi, que no dia seguinte deslocou uma equipe para realizar a investigação e verificar se os animais apresentavam sintomatologia compatível com a doença.

Nessa sexta-feira (1º), foi realizado o sacrifício sanitário dos 12 animais restantes da propriedade e iniciada a vigilância epidemiológica nas propriedades circunvizinhas, para evitar a contaminação de novos animais e conter a disseminação.

“Tranquilizamos toda a sociedade, já que a doença não é uma zoonose e, portanto, não é transmitida para o ser humano. O consumo de carne de porco não caracteriza um risco à população, uma vez que a doença é somente de importância comercial, por ocasionar muitas mortes na criação”, explicou o gerente de defesa animal, Idílio Moura.

Na segunda-feira (4), uma equipe irá a Maceió (AL) conhecer o projeto ‘Brasil livre de peste suína clássica’, para implantação de vacinação contra a doença, atualmente proibida.

Sobre a peste suína

A peste suína é uma doença viral que é, com frequência, mortal aos suínos e javalis. Ela pode ocorrer na forma clássica ou africana.

A peste suína clássica (PSC), registrada no Piauí, também é conhecida como febre ou cólera suína e afeta suínos domésticos e selvagens. A doença é causada por um vírus.

A peste suína africana é causada por um outro vírus. Assim como na clássica, esses microrganismos não infectam seres humanos, afetando insetos e suínos.

O vírus é encontrado nas secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por via oral ou nasal.

Principais sintomas da peste suína:

  • apatia,
  • perda de apetite,
  • febre (41°C) com amontoamento dos animais,
  • incoordenação motora,
  • ataxia,
  • diarreia,
  • conjuntivite,
  • petéquias (pontos hemorrágicos),
  • cianose da pele
  • alta mortalidade em animais jovens.

Diagnóstico

Ambas as doenças são clinicamente semelhantes. Portanto, é preciso fazer um diagnóstico laboratorial para diferenciá-las.

As informações são do G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

SEINFRA realiza obras de tapa-buracos no Planalto Sambaíba e desobstrução em ruas de Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início a mais duas obras de reparo com o...

Ex-secretário de Administração do governo Dr. Pessoa terá que devolver R$ 10 milhões aos cofres públicos

A Segunda Câmara Virtual do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) acatou, por unanimidade, o teor de representação...

TRE do Paraná marca para 1º de abril julgamento que pode cassar Sérgio Moro

Anteriormente, o tribunal havia anunciado que a posse do novo desembargador José Rodrigo Sade ocorrerá em 6 de março. O...

Quem mudou de lado será julgado pela população, diz Ciro Nogueira sobre ex-aliados

Eleições 2024. Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (22), o senador Ciro Nogueira (PP) criticou a adesão de...
spot_img

Marcelo Castro diz que reeleição foi um ‘equívoco’ e defende mandato de 5 anos para o Executivo

Segundo o parlamentar, a expectativa é apresentar ao colégio de líderes as principais mudanças sugeridas ao projeto original da...

Câmara de Jerumenha faz abertura do ano legislativo com aprovação de projetos

Na abertura do ano legislativo, foram aprovados projetos importantes: reajuste salarial para servidores proposto pelo executivo, isenção de taxas...
spot_img

Posts Recomendados