Piauí registra maior número de queimadas do Brasil nas últimas 48 horas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em 2023 já foram registrados mais de 5 mil queimadas em todo o estado. O Piauí é o segundo estado do Nordeste com maior número de focos de incêndio.

O número de queimadas registradas no Piauí nas últimas 48 horas foi o maior de todo o país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram registados 417 focos de incêndio no território piauiense, 14% de todas as queimadas registradas no Brasil.

Os incêndios estão concentrados na região Sul e Oeste do estado. A maioria das queimadas aconteceu no território de Baixa Grande do Ribeiro: foram 52 focos de incêndio nas últimas 48 horas. A cidade foi a quinta do país que mais registrou incêndios.

O Piauí registrou 5.779 focos de queimadas até setembro de 2023. O número vem crescendo e 2.474 focos foram registrados somente nos primeiros 18 dias de setembro, sendo um número superior se comparado a todo o mês de outubro.

Em 2023, setembro foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados 43% das ocorrências. O estado perde apenas para o seu vizinho, Maranhão, que nesse período registrou 10.176 focos de incêndio. O Piauí fica na sexta colocação entre os estados com maior número de focos no país.

B-R-O bró

O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que contribuem para os casos de incêndio.

Segundo a climatologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh), Sara Cardoso, uma forte onda de calor pode fazer alguns municípios ultrapassarem os 40 °C.

“Existe uma onda de calor se aproximando e isso influenciará principalmente nos municípios da porção Sul do estado. Isso vai impactar ao ponto de que alguns municípios vão ultrapassar cerca de 40ºC, como aconteceu na última semana, em que tivemos municípios que chegaram a 41,5ºC”, afirmou.

Também segundo a meteorologista, na última semana, a cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, apresentou 41,5°C, batendo um recorde de maior temperatura já registrada nos últimos 10 anos.

Canal de atendimento

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Paciente de 24 anos de Baixa Grande do Ribeiro é oitava morte por dengue confirmada no Piauí

Uma paciente de 24 anos morreu vítima de dengue e se tornou a oitava morte pela doença no Piauí...

Robert Rios anuncia que está fora da disputa em Teresina

Eleições 2024. O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, disse ao blog que não vai disputar as eleições municipais de 2024....

PSDB pede desistência da ação contra a eleição de Severo Eulálio para presidente da Alepi

Na petição protocolada, o partido diz não mais possuir interesse na demanda. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) protocolou...

Piauiense Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão em doações para o Rio Grande do Sul

O humorista costuma ajudar e estimular que seus seguidores façam doações durante tragédias O humorista Whindersson Nunes arrecadou mais de...
spot_img

Ministério da Saúde libera R$540 milhões para atender emergência no Rio Grande do Sul

Pasta também vai instalar um Centro de Operação de Emergências para coordenar atividades de resposta frente às precipitações intensas...

MDS reforça medidas de emergência do Governo Federal no Rio Grande do Sul

“Neste momento, toda a preocupação é garantir as condições de ajuda humanitária, dar apoio necessário para as famílias e,...
spot_img

Posts Recomendados