Piauí registra três focos de peste suína clássica em São José do Divino

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com a Sada, os 30 suínos que estavam contaminados foram sacrificados e a propriedade foi interditada.

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), confirmou três focos de Peste Suína Clássica (PSC) no município de São José do Divino, no norte do estado.

Diante desse cenário, uma equipe de fiscais e médicos veterinários forma enviados para adotar medidas conforme o Plano de Contingência da doença e a legislação de defesa sanitária animal. A Sada também está preparando um plano de vacinação contra a doença no estado.

Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi, explicou que os focos ocorreram em criatórios de subsistência, com animais criados de forma extensiva. Os suínos apresentaram sintomas como conjuntivite, febre e alta mortalidade.

A propriedade foi interditada pela Adapi, além disso foi promovido o sacrifício sanitário de 30 animais e a destruição em ambiente apropriado, conforme o gerente.

“Todos os animais das propriedades com foco foram eliminados, totalizando 30 suínos, destruídos e enterrados em uma vala com profundidade adequada”, disse Idílio.

A Adapi destacou que serão intensificadas as ações de vigilância no entorno do foco para monitorar e acompanhar qualquer suspeita compatível com doenças hemorrágicas do suíno, além de ações de educação, comunicação e fiscalização do controle de trânsito de suínos.

Orientações

O Piauí está entre os estados brasileiros considerados área não livre de Peste Suína Clássica (PSC). Desde 2019, foram diagnosticados 35 focos da doença no estado, concentrados principalmente na região norte.

Os criadores foram orientados a comunicar à Adapi qualquer suspeita da doença, como mortalidade dos suínos, febre, conjuntivite, diarreia ou vômito. Também foi recomendado adquirir animais apenas de origem conhecida, por meio de Guia de Trânsito Animal (GTA), e evitar a compra de animais de feiras não controladas pela Agência de Defesa Agropecuária.

“Nosso objetivo é controlar e erradicar a doença no território piauiense. Os criadores que tiveram seus animais sacrificados serão indenizados pelo Governo do Piauí”, destacou Fábio Abreu, secretário da Sada.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeita Neidinha Lima e secretária Elieide Barbosa entregam premiações das competições alusivas ao Dia do Trabalhador

Ciclismo, corridas de velocidade e resistência, canoagem e torneio de vôlei foram realizados. A Prefeitura de Guadalupe realizou mais um...

Gestão do prefeito Antônio Reis inaugura pavimentação da Rua Nauzica Borges no Irapuã II

Antônio Reis enfatizou durante o ato que a mobilidade urbana traz benefícios diversos à população, que pode transitar...

Prefeitura de Guadalupe celebra Dia do Trabalhador com várias modalidades esportivas no Balneário Belém Brasília

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Esportes, promoveu uma série de atividades esportivas em comemoração ao...

Piauí envia 10 bombeiros para socorrer vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas no estado gaúcho. O Governo do Piauí encaminhou ajuda...
spot_img

Rafael Fonteles projeta para Fábio Novo “a maior votação da história de Teresina”

A apresentação do plano de governo do pré-candidato a prefeito Fábio Novo reuniu mais de 20 mil pessoas no...

Papa Francisco pede oração pela população do Rio Grande do Sul

O portal do Vaticano também compartilhou depoimento de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Durante a oração do Regina...
spot_img

Posts Recomendados