Piauí sanciona lei para desenvolvimento de estudantes com altas habilidades e superdotação da rede pública de ensino

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O objetivo da lei é definir políticas públicas para que profissionais da rede pública de ensino do Piauí sejam capacitados para identificar e desenvolver esses estudantes superdotados desde a educação infantil até o ensino médio.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou uma lei que estabelece diretrizes para a implantação de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento das potencialidades de estudantes com altas habilidades/superdotação na rede de ensino pública do estado. A lei nº 8.468, publicada no Diário Oficial do Estado.

Foto: SEDUC

De acordo com o texto da lei, são consideradas pessoas com altas habilidades aquelas que apresentam elevado potencial e grande desenvolvimento em áreas do conhecimento humano, como intelectual, psicomotora, de liderança, criatividade e acadêmicas, associadas a um alto grau de motivação para o ensino-aprendizagem e a realização de tarefas em assuntos de seu interesse.

Enquanto o termo “altas habilidades” enfatiza os aspectos que são moldados, modificados e enriquecidos pelo papel do ambiente (família, escola, cultura), o termo “superdotação” faz referência aos aspectos inatos e genéticos da inteligência e da personalidade.

O objetivo da lei é definir políticas públicas para que profissionais da rede pública de ensino do Piauí sejam capacitados para identificar e desenvolver esses estudantes superdotados desde a educação infantil até o ensino médio. Após a identificação, esses estudantes serão encaminhados para ambientes apropriados que favoreçam o desenvolvimento de suas múltiplas potencialidades.

A coexistência de deficiência física, mental, sensorial ou intelectual, transtorno global de desenvolvimento ou condição neurológica atípica não interfere nos direitos e garantias estabelecidos pela lei.

A lei é de autoria do Deputado Gessivaldo Isaías, do partido Republicanos.

Diretrizes da Lei

As diretrizes para a implantação de políticas públicas incluem:

  • Assegurar o direito ao pleno desenvolvimento das pessoas com altas habilidades como condição essencial para a sua realização pessoal e exercício da cidadania.
  • Ampliar o atendimento público às pessoas superdotadas, por meio da ação articulada de setores como saúde, educação, cultura, ciência e tecnologia, esporte, trabalho, assistência social, família e direitos humanos.
  • Estimular a pesquisa científica, a produção acadêmica e a circulação de informações relativas à superdotação e temas afins.
  • Garantir a atenção integral às pessoas com altas habilidades, bem como orientação e suporte emocional às suas famílias.
  • Promover a formação inicial e continuada para os docentes da rede pública do Estado do Piauí para identificar e trabalhar com estudantes com altas habilidades/superdotação.
  • Incluir no Censo Escolar do INEP todos os educandos identificados com altas habilidades/superdotação.
  • Estimular convênios e parcerias entre entidades do setor produtivo, empresarial, acadêmico, artístico, esportivo, públicas ou privadas, das áreas diversas, e as instituições de educação básica e superior, visando a realização de diagnósticos, informação e experiências para os estudantes com altas habilidades/superdotação.

A superdotação só pode ser considerada conclusiva após uma bateria de testes, especialmente de QI, que visam entender a capacidade de processamento intelectual. A avaliação é feita por psicólogos, neuropsicólogos e/ou psicopedagogos e especialistas no assunto.

Algumas características apontadas pela Secretaria da Educação Especial do MEC (2006) podem indicar uma eventual superdotação. Estas são:

  • Curiosidade aguçada;
  • Vocabulário avançado para a idade;
  • Facilidade de aprendizagem e potencial intelectual muito elevado;
  • Raciocínio rápido;
  • Liderança e autoconfiança;
  • Ótima memória;
  • Criatividade;
  • Habilidade para adaptar ou modificar ideias;
  • Observações perspicazes;
  • Persistência ao buscar um objetivo.
Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal coloca Bolsonaro como articulador do golpe

Até este momento, a sustentação feita pela defesa de Bolsonaro era de que ele não sabia de nada. A situação...

Detran do Piauí concede até 95% de desconto nos juros e multas decorrentes de atraso no pagamento do licenciamento veicular

O programa oferece diversas opções de pagamento, com descontos que podem variar de 70% a 95%. Proprietários de veículos já...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Rodrigo Martins, prefeito eleito de Bertolínia, participa do encontro Pactos pelo Piauí 

O encontro foi organizado pelo Governo do Piauí, em parceria com a APPM e a participação de órgãos federais. Por...
spot_img

Ao lado do superintendente do Senar, vereador Dr. Dilson Gomes visita serviços do Programa Saúde do Homem e Mulher Rural em Guadalupe

"Gostaria de parabenizar mais uma vez a iniciativa da prefeita Neidinha Lima, que coloca sempre a saúde como prioridade...

Empreendedora de Guadalupe é premiada no Sebrae Mulher de Negócios e celebra a conquista nacional

Premiação comemora 15 vencedoras, incluindo Luzilene Soares da Silva, de Guadalupe, em cinco categorias de atuação no Brasil. Quinze empreendedoras...
spot_img

Posts Recomendados