Piauí se destaca por queda recorde de roubos de celulares, mas lidera aumento nos roubos de carga

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Piauí aparece com destaque nos dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública ao apresentar dois movimentos opostos na área criminal: enquanto o estado teve a maior queda do país nos casos de furtos e roubos de celulares, também registrou o maior crescimento nacional nos roubos de carga.

De acordo com o levantamento, o número de roubos e furtos de celulares caiu 29,7% no estado em 2024. A redução está associada à implantação pioneira de um programa estadual de recuperação e alerta de aparelhos subtraídos, que tem servido como referência para outras unidades da federação. Com essa iniciativa, o Piauí também aparece entre os estados com melhor desempenho na recuperação de celulares: a cada 2,7 aparelhos roubados ou furtados, um foi recuperado pelas forças de segurança.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A queda vai na contramão da tendência observada nos anos anteriores, quando esse tipo de crime frequentemente superava a marca de 1 milhão de registros por ano no país. Segundo o Anuário, os números do Piauí mostram que ações coordenadas e uso de tecnologia podem gerar resultados concretos e perceptíveis para a população.

Roubo de cargas

Mesmo com a queda nacional nos registros de roubos de carga, o Piauí contraria a tendência e registra um aumento de 177% nesse tipo de crime em 2024.

Enquanto a média nacional da taxa de roubos de carga caiu 14,3% em relação a 2023, ficando em 4,6 ocorrências por 100 mil habitantes, sete estados apresentaram aumento nas ocorrências.

O Piauí lidera esse ranking, seguido por Santa Catarina (124,8%), Maranhão (107%), Alagoas (33,3%), Rio Grande do Norte (29,3%), Rio de Janeiro (6,6%) e Distrito Federal (5,3%).

O crescimento expressivo chama atenção especialmente porque o estado não está entre os principais polos logísticos do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a maior parte dos crimes historicamente se concentra. Esse avanço pode indicar movimentações do crime organizado em rotas menos tradicionais, aproveitando brechas de fiscalização e segurança.

Outro ponto destacado no relatório é a mudança no padrão dos crimes patrimoniais no Brasil. A violência física nas ruas tem diminuído, mas o crime organizado tem encontrado novas formas de atuação, muitas vezes silenciosas e tecnológicas.

A explosão nos dados do Piauí, segundo o FBSP, reflete um cenário de insegurança ampliado, onde o medo da violência permanece latente mesmo diante da queda de alguns indicadores clássicos.

O dado reforça a urgência de investimento em tecnologia, inteligência policial e integração entre estados para combater crimes como o roubo de carga, que prejudica não apenas a economia, mas também a percepção de segurança da população.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados