O mercado de energia solar já gerou mais de 56 mil empregos no estado e uma arrecadação de mais de 2 bilhões de reais para os cofres públicos.
A cidade de Teresina, no Piauí, ocupa atualmente o quinto lugar entre as capitais brasileiras que mais geram energia, tornando-se um dos estados do país mais procurados para implantação de projetos que reforçam a importância das energias renováveis no Brasil.
Foi inaugurada na quinta-feira (11), uma usina de energia solar no município de Alto Longá, a 80 km de Teresina. A usina atenderá clientes das iniciativas públicas e privadas, além de abastecer hospitais, hotéis, propriedades agrícolas e parte dos moradores da cidade.
O empresário Valter Alencar, frisou a importância do setor agrícola no estado.
“O agro é tecnologia. O agro tem que ser sustentável. E a sustentabilidade se dá exatamente em cima desses processos que juntos somam a possibilidade financeira de ter resultados, geração de emprego e garantia de um trabalhador feliz com o seu trabalho. E é isso que nós fazemos aqui” disse o empresário.
O projeto é considerado uma “Fazenda do Futuro”, e funciona de forma autossustentável, com produção de energia limpa. Esses campos de produção vegetal ou animal se destacam pela qualidade, produtividade e lucro, além de impactar positivamente o meio ambiente.
Geração de emprego e renda
Desde 2012, o Piauí acumulou uma geração centralizada de 1,8 mil megawatts de energia solar, com investimentos que somam mais de 8 bilhões de reais. Jonas Becker, coordenador da Absolar, ressalta que o estado possui mais de 550 megawatts de energia instalada, com a maioria dos projetos em residências, além de comércio, indústrias e poder público.
O mercado de energia solar já gerou mais de 56 mil empregos no estado e uma arrecadação de mais de 2 bilhões de reais para os cofres públicos. Orisvaldo Mineiro, presidente da Comissão de Incentivos Fiscais da SEFAZ, enfatizou sobre os benefícios das usinas.
“Nos municípios do interior, onde se instalam essas usinas, o benefício é fundamental e fenomenal, não só econômico, mas também social, envolvendo toda a população do município” finaliza.
As informações são do Clube News