Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí tem previsão de chuvas volumosas a partir deste domingo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Piauí deve registrar chuvas volumosas com acumulados superiores a 100 milímetros a partir deste domingo (21) até a próxima sexta-feira (26), é que prevê os dados de monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), praticamente toda a Região Nordeste terá registro de chuva volumosa neste período, porém, a previsão é que os volumes mais expressivos ocorram no Piauí, Bahia e Ceará. 

A previsão leva em conta alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão para a região, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão.

Imagem: Reprodução/Inmet

“Essa imagem corresponde a um acumulado. O mapa não fala de uma chuva específica, mas de uma tendência que pode ocorrer no período”, ressalta Werton Costa, climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec-PI).

Imagem: Reprodução/Inmet

Mesmo com a possibilidade de causar transtornos, o Inmet ressalta que as chuvas intensas também deve mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido, aumentando a umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.

“O volume será crescente. Começa a partir desse final de semana no extremo sul, na segunda-feira ela avança um pouco mais e no decorrer da semana chegará em Teresina, podendo gerar chuvas mais intensas”, destaca o climatologista. 

Por fim, Werton Costa explica que as chuvas têm sido mais escassas em Teresina e se concentradas mais ao sul do estado por conta de uma condição geográfica, já que o corredor de umidade entra no estado por aquela região. 

“No mapa todo o colorido está mais ao sul e aparece uma mancha dispersa na região Centro-Norte, próximo a capital. Mas todo o acumulado, de novembro para cá, está concentrado no Sul, e é um fator natural. O El Niño impede a entrada de umidade”, conclui o especialista. 

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Alepi analisa projeto que cria Banco de Ração para Animais Domésticos

O intuito é receber a armazenar alimentos doados e ajudar protetores de animais. Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Vigilante é assassinado a tiros na porta de casa em Floriano

O crime aconteceu em via pública, na tarde de domingo (10). Segundo informações preliminares, a vítima havia acabado de...

Prefeito no Maranhão alega tarifaço de Donald Trump para não pagar servidores

Prefeito Toca Serra, de Pedro do Rosário, descumpriu acordo feito há três meses com os servidores, referente a pagamento...

Casal gay que adotou três irmãos biológicos fala sobre desafios e preconceito

Jefferson Oliveira e Adriano Cetrone, de São José do Rio Preto (SP), estão juntos há 24 anos. Em 2016,...
spot_img

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e duas pessoas morrem

Aeronave de pequeno porte, do tipo anfíbia, caiu na região de Santo Amaro do Maranhão. Ainda não há confirmação...

Decisão de Donald Trump ameaça vacinas contra câncer, HIV e preparação contra futuras pandemias

Corte no financiamento à tecnologia mRNA é visto por especialistas como retrocesso científico com impacto global. Governo quer priorizar...
spot_img

Posts Recomendados