Piauí tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos no município de Batalha

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O paciente é do sexo masculino e reside na cidade de Batalha. Ele não está mais no período de transmissão.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox ) no Piauí. O paciente é do sexo masculino, tem 46 anos e reside na cidade de Batalha. O paciente já foi informado do diagnóstico e não está mais no período de transmissão da doença. Ele teve contato com pessoas que foram para país estrangeiro. Outros cinco casos continuam em investigação.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, informou que recebeu a confirmação do primeiro caso, na manhã desta quinta-feira (4), pelo Instituto Oswaldo Cruz, após analisar os exames do paciente.

Guimarães acrescentou que o paciente foi avaliado pelas equipes da saúde, que coletaram os seus exames. “Agora, finalmente, saíram os resultados. O paciente está bem, já cumpriu o período de 21 dias de isolamento. Os primeiros sintomas foram dia 3 de julho. Ele já está seguindo sua vida normal, sem nenhuma sequela”.

“Nós já informamos ao paciente e entramos em contato com a equipe de vigilância municipal da cidade para que todos estejam cientes do caso. Esse paciente teve contato com pessoas do estrangeiro. Esse paciente teve toda a sintomatologia característica da doença, como febre, dores musculares, dores de cabeça e a presença das lesões”, disse.

As pessoas que tiveram contato com o paciente, segundo o superintendente, passaram por avaliação do sistema de vigilância e nenhuma apresentou sintomas.

PREVENÇÃO E SINTOMAS

Guimarães reforça para que as pessoas respeitem as medidas de higiene contra a doença. “A higiene é o padrão máximo para que a gente possa prevenir essa doença”.

A Sesapi ressalta que a principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. “Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza”.

“A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados”.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...

Membros do governo Lula avaliam que anúncio de Flávio Bolsonaro é estratégia para 2030

Ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o filho para ser candidato a presidente em 2026 Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio...
spot_img

Copa do Mundo 2026: confira todos os grupos da competição

Torneio terá início no dia 11 de junho do próximo ano A Copa do Mundo de 2026 será disputada nos...

Seleção do Brasil disputa amistosos com França e Croácia

CBF confirmou as partidas após sorteio dos Grupos da Copa Momentos após a definição do grupo da seleção brasileira na...
spot_img

Posts Recomendados