Piauí tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos no município de Batalha

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O paciente é do sexo masculino e reside na cidade de Batalha. Ele não está mais no período de transmissão.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox ) no Piauí. O paciente é do sexo masculino, tem 46 anos e reside na cidade de Batalha. O paciente já foi informado do diagnóstico e não está mais no período de transmissão da doença. Ele teve contato com pessoas que foram para país estrangeiro. Outros cinco casos continuam em investigação.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, informou que recebeu a confirmação do primeiro caso, na manhã desta quinta-feira (4), pelo Instituto Oswaldo Cruz, após analisar os exames do paciente.

Guimarães acrescentou que o paciente foi avaliado pelas equipes da saúde, que coletaram os seus exames. “Agora, finalmente, saíram os resultados. O paciente está bem, já cumpriu o período de 21 dias de isolamento. Os primeiros sintomas foram dia 3 de julho. Ele já está seguindo sua vida normal, sem nenhuma sequela”.

“Nós já informamos ao paciente e entramos em contato com a equipe de vigilância municipal da cidade para que todos estejam cientes do caso. Esse paciente teve contato com pessoas do estrangeiro. Esse paciente teve toda a sintomatologia característica da doença, como febre, dores musculares, dores de cabeça e a presença das lesões”, disse.

As pessoas que tiveram contato com o paciente, segundo o superintendente, passaram por avaliação do sistema de vigilância e nenhuma apresentou sintomas.

PREVENÇÃO E SINTOMAS

Guimarães reforça para que as pessoas respeitem as medidas de higiene contra a doença. “A higiene é o padrão máximo para que a gente possa prevenir essa doença”.

A Sesapi ressalta que a principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. “Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza”.

“A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados”.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Floriano recebe, pela 4ª vez, o ‘Selo Ambiental A’ do ICMS Ecológico

A secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, ressaltou que o selo comprova o compromisso da gestão do prefeito Antônio...

Guadalupe conquista pela quarta vez o Certificado do Selo “A” Ambiental, cumprindo oito critérios

A prefeita Neidinha Lima, em declaração ao Portal Cidade Luz, expressou sua satisfação com a recente conquista do município...

Agricultores vão receber Garantia Safra; veja cidades no Piauí

Pelo menos 20 mil famílias deverão receber o benefício. A Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) confirmou o pagamento...

Florentino Neto é eleito coordenador da bancada do Piauí no Congresso Nacional

O parlamentar vai substituir o deputado federal Flávio Nogueira. O deputado federal Florentino Neto (PT-PI) foi eleito o novo coordenador...
spot_img

Rafael Fonteles lança a primeira conferência internacional do Brasil sobre energias renováveis

Conferência será realizada no período de 3 a 5 de junho, no Centro de Convenções de Teresina. O governador Rafael...

“Alexandre de Moraes interferiu nas eleições no Brasil”, denuncia Elon Musk

Dono da rede social X faz grave denúncia e coloca em xeque as eleições 2022. O empresário Elon Musk fez...
spot_img

Posts Recomendados