Dados da 5ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2024), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Ministério da Educação, mostram queda no percentual de adolescentes fumantes no Piauí. O estado passou de 4,3% em 2019 para 3,4% em 2024 entre estudantes de 13 a 17 anos que relataram ter fumado nos 30 dias anteriores à pesquisa, ficando na segunda posição nacional com menor índice.

O levantamento também aponta um movimento contrário em relação aos cigarros eletrônicos. A experimentação entre adolescentes no país aumentou de 16,8% em 2019 para 29,6% em 2024, indicando mudança no padrão de consumo e ampliando a preocupação das autoridades de saúde.
No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem ampliado as ações de controle do tabagismo. O Programa Nacional de Controle do Tabagismo foi expandido de 22 municípios em 2023 para 175 em 2025. A estratégia inclui a descentralização de medicamentos e a capacitação de profissionais da rede pública.
Mais de 2 milhões de unidades de medicamentos foram distribuídas no estado, incluindo bupropiona, adesivos de nicotina e gomas de mascar, utilizados no tratamento de dependência do tabaco.
De acordo com a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Luciana Sena, a redução no consumo entre adolescentes está associada às ações de prevenção e ao fortalecimento da rede de atendimento. Ela afirma que o crescimento do uso de dispositivos eletrônicos exige reforço nas medidas educativas e de controle em todo o estado.





