Piauí terá força-tarefa para combater o desmatamento no Cerrado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Levantamento do Governo Federal aponta que o Piauí está na área brasileira que concentra quase 75% do desmatamento no Cerrado.

O avanço do desmatamento no Cerrado levou o Governo Federal e mais sete estados com o Distrito Federal a criarem uma força-tarefa para preservação do bioma. O objetivo do grupo é levar os estados a desenvolverem suas próprias plataformas de acompanhamento da situação dos imóveis rurais, unificar dados e tomar decisões no sentido de combater o desmatamento nas regiões do Cerrado Brasileiro.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Piauí faz parte do projeto. É que, segundo o levantamento feito pelo Governo Federal, a situação mais grave com relação ao desmatamento do Cerrado está nos Estados que formam a chamada área do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Esta é a nova fronteira agrícola brasileira e responde por quase 75% do desmatamento do Cerrado.

O Cerrado é o bioma fonte de 40% da água doce do Brasil e o seu desmatamento aumentou 19% no começo deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados do Governo Federal mostram que dos 52 municípios responsáveis por metade dos desmatamentos, 50 deles estão no Matopiba. Daí a necessidade de criar uma força-tarefa no Piauí para combate a destruição do bioma.

Essa força-tarefa foi criada em reunião no Palácio do Planalto entre o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e os governadores do Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, a vice-governadora do Distrito Federal e o secretário de Meio Ambiente da Bahia.

Também estiveram presentes na reunião os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Além da criação de uma força-tarefa com a participação direta dos próprios governadores, as ações propostas incluem um trabalho de unificação das bases de dados dos estados com Governo Federal. A ideia é retomar a alimentação do Cadastro Ambiental Rural e cruzar informações por meio de um grupo de trabalho entre ministros e governadores que se reunirá periodicamente para acompanhar os dados e tomar decisões.

“A grande participação dos governadores é uma demonstração de que o problema será resolvido em um pacto que envolve o governo federal, os governos estaduais, envolve o setor produtivo, a sociedade civil e a comunidade científica”, explicou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Segundo a ministra, a pasta vem acompanhando a diminuição no volume de água dos rios e outros problemas que podem criar situações graves em relação aos processos econômicos para a agricultura familiar e o agronegócio.

O Ministério do Meio Ambiente informou que o apoio dos estados na força-tarefa pode garantir a liberação de recursos do Fundo Amazônia para financiar ações, considerando que até 20% dos recursos podem ser aplicados em medidas de monitoramento e controle em outros biomas.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com apoio parlamentar, Neidinha Lima recebe retroescavadeira que beneficiará Guadalupe

A prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima, recebeu nesta sexta-feira, 21 de junho, uma retroescavadeira para ser utilizada nos serviços...

Prefeito Júnior Nato fortalece relações e busca investimentos para Jerumenha na Caravana Federativa em Teresina

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, esteve presente nos dois dias da Caravana Federativa, realizada em Teresina....

Lula anuncia 1.351 moradias do Minha Casa, Minha Vida para o Piauí

Foram anunciados, também, investimentos em transformação digital e no Porto Piauí, além de ações voltadas para as mulheres. O presidente...

Lula chega no Piauí e participa do encerramento da Caravana Federativa em Teresina

O presidente Lula já chegou a Teresina para participar do encerramento da 10ª Caravana Federativa, que está acontecendo no Centro de Convenções. Nessa sexta-feira (21),...
spot_img

Receita abre hoje consulta ao 2º lote de restituição; veja como fazer

Ao todo, mais de 5,7 milhões de contribuintes serão contemplados, com um valor total de crédito de R$ 8,5...

Comemorações do Dia do Vaqueiro serão realizadas neste sábado, 22 de junho, em Guadalupe

A prefeita Neidinha Lima informou que, na programação, diversas atividades serão realizadas durante o dia: cavalgada, missa, homenagens, sorteio...
spot_img

Posts Recomendados