Piauí terá força-tarefa para combater o desmatamento no Cerrado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Levantamento do Governo Federal aponta que o Piauí está na área brasileira que concentra quase 75% do desmatamento no Cerrado.

O avanço do desmatamento no Cerrado levou o Governo Federal e mais sete estados com o Distrito Federal a criarem uma força-tarefa para preservação do bioma. O objetivo do grupo é levar os estados a desenvolverem suas próprias plataformas de acompanhamento da situação dos imóveis rurais, unificar dados e tomar decisões no sentido de combater o desmatamento nas regiões do Cerrado Brasileiro.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Piauí faz parte do projeto. É que, segundo o levantamento feito pelo Governo Federal, a situação mais grave com relação ao desmatamento do Cerrado está nos Estados que formam a chamada área do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Esta é a nova fronteira agrícola brasileira e responde por quase 75% do desmatamento do Cerrado.

O Cerrado é o bioma fonte de 40% da água doce do Brasil e o seu desmatamento aumentou 19% no começo deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados do Governo Federal mostram que dos 52 municípios responsáveis por metade dos desmatamentos, 50 deles estão no Matopiba. Daí a necessidade de criar uma força-tarefa no Piauí para combate a destruição do bioma.

Essa força-tarefa foi criada em reunião no Palácio do Planalto entre o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e os governadores do Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, a vice-governadora do Distrito Federal e o secretário de Meio Ambiente da Bahia.

Também estiveram presentes na reunião os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Além da criação de uma força-tarefa com a participação direta dos próprios governadores, as ações propostas incluem um trabalho de unificação das bases de dados dos estados com Governo Federal. A ideia é retomar a alimentação do Cadastro Ambiental Rural e cruzar informações por meio de um grupo de trabalho entre ministros e governadores que se reunirá periodicamente para acompanhar os dados e tomar decisões.

“A grande participação dos governadores é uma demonstração de que o problema será resolvido em um pacto que envolve o governo federal, os governos estaduais, envolve o setor produtivo, a sociedade civil e a comunidade científica”, explicou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Segundo a ministra, a pasta vem acompanhando a diminuição no volume de água dos rios e outros problemas que podem criar situações graves em relação aos processos econômicos para a agricultura familiar e o agronegócio.

O Ministério do Meio Ambiente informou que o apoio dos estados na força-tarefa pode garantir a liberação de recursos do Fundo Amazônia para financiar ações, considerando que até 20% dos recursos podem ser aplicados em medidas de monitoramento e controle em outros biomas.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Gedison Alves confirma show de Tarcísio do Acordeon nos festejos de Marcos Parente em 15 de julho

Festejos da padroeira. O prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves, anunciou oficialmente que o renomado músico Tarcísio do Acordeon será...

Presidente da Câmara, Dr. Dilson Barbosa dedica mensagem aos trabalhadores de Guadalupe

Dia do Trabalhador. O Presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Dr. Dilson Barbosa, expressou sua gratidão aos trabalhadores do município...

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...
spot_img

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...
spot_img

Posts Recomendados