Piauí terá o sétimo ano seguido de recorde na produção de grãos, aponta IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Neste ano, o estado deve produzir cerca de 6,7 milhões.

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (08), apontou que a produção agrícola de grãos no Piauí em 2023 deve subir 13,11% em relação ao ano passado. É o sétimo ano seguido de recordes na produção de grãos no Estado.

Piauí terá o sétimo ano seguido de recorde na produção de grãos

Segundo o levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) do IBGE, no ano de 2022 a produção de grãos chegou a 5,9 milhões de toneladas. Neste ano, o Piauí deve produzir cerca de 6,7 milhões. O chefe da Seção de Pesquisas agropecuárias do IBGE, Pedro Andrade, explica que o recorde pode ser alcançado se as condições climáticas forem favoráveis.

“Em se mantendo as condições favoráveis de um inverno normal, bem como sem ataques de pragas nas plantações, o Piauí deverá concretizar esse novo recorde da produção de grãos em 2023” disse.

Outros produtos que devem ter crescimento no volume de produção, segundo o levantamento, são as culturas do milho e da soja. O apontamento mostra que em 2023 a produção do milho deve chegar a 3,1 milhões de toneladas, um crescimento de 551 mil toneladas em relação ao ano passado, cerca de 21,26% de crescimento.

A produção de soja deve atingir 3,2 milhões de toneladas, crescimento de 5,89% equivalente a 181 mil toneladas em relação ao ano passado, em que a produção atingiu a marca de um pouco mais de 3 milhões de toneladas. Já a produção conjunta de soja e milho deve alcançar cerca de 6,4 milhões de toneladas, representando 95,5% do total da produção de grãos no Piauí.

Com esse aumento, o IBGE aponta que em 2023 a produção de soja e milho deve representar, em termos de área plantada, cerca de 1,5 milhão de hectares, o que significa cerca de 84,5% do total da área plantada da lavoura temporária no Piauí, concentrada em grande parte na região dos cerrados, local onde predomina o agronegócio.

Segundo o levantamento, somente a safra de sorgo deve apresentar uma queda em relação a safra de 2022, é previsto a colheita de 54,9 mil toneladas, redução em torno de 27,63%. Produtos básicos da cesta básica como arroz, a previsão é de uma safra de 109 mil toneladas, aumento de 33,71% em comparação ao ano passado, a produção de feijão deve aumentar cerca de 44%, atingindo 44 mil toneladas.

A colheita de algodão herbáceo, deve crescer 26,35%, e a de fava em grão, cerca de 31,90%, e devem atingir, respectivamente, 47,2 mil toneladas e 918 toneladas.

Produção de grãos entre 2000 a 2023

O IBGE também fez a estimativa da evolução da produção de grãos ao longo dos anos. Entre 2000 a 2023, o algodão herbáceo cresceu 893,37%. O feijão possui um crescimento baixo para o período, com cerca de 52,10%. Em contrapartida, o sorgo terá aumento de 8.798%, mas com baixa representatividade na produção total de grãos em todo o estado.

Em relação a redução da produção no período, o levantamento aponta que apenas o arroz e a fava tiveram queda. O arroz com queda de 55,82%, a justificativa é por conta das dificuldades enfrentadas na produção dessa cultura e pelo retorno financeiro, o que leva os agricultores a substituir pelo cultivo de milho e soja. Já a fava reduziu cerca de 9,11% entre 2000 a 2023.

Em relação a área plantada, o estudo analisou que a soja possui maior destaque com aumento de 2.248% de área plantada. Até o final do ano, a soja deve representar cerca de 50,5% do total plantado no Piauí. Em 2023, O milho deve de consolidar em total de área plantada, com crescimento de 130,24% entre o período citado e terá cerca de 34% do total de área plantada do estado. Já o arroz deve cair em termos de área plantada e deve perder cerca de 70% de área o que, consequentemente, vai reduzir a produção de grãos em cerca de 56%.

Produção de castanha de caju e manga cresce

O levantamento também aponta que entre as principais culturas na lavoura permanente no Piauí, a castanha de caju ganha destaque e deve crescer cerca de 27% em 2023, uma estimativa de produção de 27.446 toneladas. O resultado é esperado pelos produtores considerando que as chuvas se mantenham boas e que nenhuma praga venha comprometer a produção. A manga também de crescer em termos de produção.

Em relação ao Brasil, o LSPA estima uma queda da ordem de 24.883 toneladas em 2023, o que representa uma redução de cerca de 16,9%. Essa diminuição é resultado da queda na produção no estado do Ceará, que deve reduzir 28.589 toneladas da produção.

A produção de manga deve ter crescimento de 13,42% em 2023. A produção deve saltar de 3.919 toneladas para cerca de 4.445 toneladas.

Fonte: Portal A10+

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Onde foi possível, foi feita a união da base”, diz governador Rafael Fonteles

Eleições 2024. O governador Rafael Fonteles (PT-PI) afirmou que foi feito um esforço para que a unidade da base em...

Marcos Parente agora realiza exames de ultrassonografia, comemora o prefeito Gedison Alves

A disponibilidade deste serviço não apenas facilita o acesso, mas também promove uma melhoria significativa na qualidade do diagnóstico...

“A vaga é minha”, diz Graça Amorim após ameaça do PP de reaver mandato de vereador

Vereadora Graça Amorim aguarda expedição do diploma para a próxima quinta (09) e Progressistas vai entrar com ação. Depois da...

Em pré-campanha pela reeleição, Dr. Pessoa direciona críticas a Fábio Novo e evita atrito com Silvio Mendes

O atual prefeito não perde a oportunidade de criticar o programa de Orçamento Participativo do governo estadual, que realiza...
spot_img

Ruas de Floriano são beneficiadas com pavimentação dos projetos ‘PLANMOB’ e ‘Avançar cidades’

Ao todo, já foram construídos 33 mil metros quadrados de pavimento, alcançando os bairros São Cristóvão, Canoas e Tiberão. A...

10 bombeiros do Piauí se deslocam para o Rio Grande do Sul em auxílio às vitimas de inundações

A previsão é que os militares piauienses cheguem no próximo fim-de-semana. Equipes de bombeiros militares do Piauí se deslocam neste...
spot_img

Posts Recomendados