Piauí volta a registrar seca extrema após sete anos; 22,2% do território está sob impacto severo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A última ocorrência desse fenômeno havia sido registrada em julho de 2018.

Após sete anos, o Piauí voltou a registrar áreas em situação de seca extrema. De acordo com dados do Monitor de Secas referentes a julho de 2025, um percentual de 22,2% do território apresenta esse nível crítico de estiagem, concentrado principalmente no sudeste do estado. A última ocorrência desse fenômeno havia sido registrada em julho de 2018.

Divulgação

O levantamento aponta ainda que 62% do território enfrenta seca grave, enquanto 14,5% sofre com seca moderada e 1,3% apresenta seca fraca. O agravamento é resultado da persistência de chuvas abaixo da normalidade, afetando as regiões centro-norte, sudeste e sudoeste do Piauí.

A coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece) da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Sara Cardoso, explica que o avanço da seca extrema é um alerta importante. “Estamos observando uma combinação de chuvas escassas e temperaturas elevadas, que favorecem a perda de umidade do solo e comprometem atividades agrícolas, abastecimento de água e ecossistemas. Essa é uma situação que exige atenção redobrada e planejamento urgente para os próximos meses”, destacou a climatologista.

Diante do cenário, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, reforçou as ações que o Estado vem implementando para reduzir os impactos da estiagem. “Temos investido na perfuração de poços, construção de sistemas simplificados de abastecimento, programas de recuperação de nascentes e apoio direto às comunidades mais afetadas. Nosso objetivo é garantir água para consumo humano, produção agrícola e preservação ambiental, mesmo em períodos críticos como este”, afirmou o gestor.

Especialistas alertam que os impactos são de curto e longo prazo (CL), exigindo medidas permanentes para adaptação às mudanças climáticas e redução da vulnerabilidade hídrica no Piauí.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados