O ministro tomou posse como vice-presidente do TSE e será sucessor de Cármen Lúcia.
O piauiense Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite dessa segunda-feira (03). Ele é o sucessor, na liderança da Corte, da ministra Cármen Lúcia, que foi empossada como presidente do TSE na mesma noite.
A próxima mudança na presidência do colegiado está prevista para agosto de 2026, ocasião que levará Nunes Marques a presidir o TSE durante as eleições gerais do ano, quando haverá um novo pleito presidencial.
O TSE é formado por sete juízes: três integrantes do STF, dois membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas da classe dos advogados. A presidência e vice do colegiado são ocupadas somente pelos egressos do Supremo. E, a exemplo do que ocorre no STF, os postos são ocupados de maneira rotativa.
Biografia
Natural de Teresina, Kassio Nunes Marques é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, e doutor e pós-doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Atuou como advogado e foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí entre 2008 e 2011. Também foi desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília (DF).
Fonte: Com informações de Estadão