Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Pinturas rupestres são descobertas no município de Alagoinha do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pinturas rupestres com estilo e alguma semelhança com as do Parque Nacional Serra da Capivara, no sudoeste do Piauí, foram encontradas no município de Alagoinha do Piauí.

A prefeitura do município produziu um vídeo sobre as descobertas com pesquisadores informando que as pinturas rupestres do povoado Rancho Neneia, na zona rural, a 30 km da área urbana de Alagoinha do Piauí, são registros artísticos e históricos da vida do homem pré-histórico americano no território piauiense.

As imagens foram registradas pelos pesquisadores Samuel Nascimento, Fransuer Alencar, Clecionarton Teixeira e Honorato Lima. O mapeamento e o estudo das pinturas rupestres nos paredões e rochas está sendo feito com apoio e assessoria da Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí na administração do prefeito Jorismar Rocha.

O assessor municipal de Cultura, o poeta e escritor Samuel Nascimento, disse que serão desenvolvidos projetos que garantam cuidados e preservação do patrimônio histórico da humanidade.

“Nossa intenção é trabalhar projetos de pesquisa para o local, juntamente com a Prefeitura Municipal de Alagoinha, na pessoa do prefeito Jorismar Rocha, que já se manifestou atencioso a esse trabalho e é um dos primeiros gestores a se interessar pelo assunto. A Prefeitura está dando total apoio a essa iniciativa. Vamos buscar também a atenção de pesquisadores universitários das Universidades Federal do Piauí (Ufpi) e Estadual (Uespi) e amantes da história em geral, para esses registros importantes da nossa história”, declarou Samuel Nascimento.

O historiador Honorato Lima informou que arqueólogos, pesquisadores do Crato (CE) visitaram o Rancho Neneia em junho de 2017 e foi comprovado que são pinturas de antigas civilizações. “Aqui foram encontradas pinturas rupestres anos atrás. São necessárias as intervenções junto às escolas do município e do estado do Piauí para trazer alunos e obter conhecimento”, afirmou Honorato Lima.

Clecionarton Teixeira, que é morador na região do povoado Rancho Neneia, disse que a intenção é, juntamente com demais estudiosos e entusiastas, fazer com que a sociedade e os órgãos ambientais despertem atenção para cuidar dos registros das antigas civilizações.

O estudante de História da Universidade Federal do Piauí, Fransuer Alencar, disse que existem pinturas rupestres em outras localidades de Alagoinha do Piauí. “Não imaginava. Fiquei até chocado. Já sabemos de outras localidades que têm pinturas rupestres”, afirmou Fransuer Alencar.

As pinturas ficam na propriedade do ex-vereador de Alagoinha do Piauí, Adão Neném.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ministério da Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Ação visa ampliar a proteção da população em período de aumento de casos de doenças respiratórias. Meta é vacinar...

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões

Medida visa coibir abusos e estimular a competição As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão um limite...

Lula cumprimenta novo Papa e deseja continuidade ao legado de Francisco

Presidente também destacou a importância de promover a solidariedade e combater o ódio e a intolerância. O presidente Luiz Inácio...

Amazônia: alerta de desmatamento cresce e mobiliza governo

Inpe identificou tendência de alta em abril; acumulado tem queda O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou uma tendência...
spot_img

Remédios emagrecedores fazem Vigilantes do Peso pedir falência

Empresa de mais de 60 anos, conhecida por programas de dieta, está enfrentando dívidas e forte concorrência de medicamentos...

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 45 milhões

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (10), em...
spot_img

Posts Recomendados