Plano Real comemoram 30 anos da elaboração da moeda e citam desafios atuais do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Evento reuniu a equipe econômica responsável pelo Plano Real; bastidores da história é tema de documentário do PlayPlus

Os economistas que formularam o Plano Real se reuniram nesta segunda-feira (24) para um evento de celebração dos 30 anos da elaboração e implementação do plano no país. O encontro dos ‘pais do Plano Real” ocorreu em um webinar na Fundação FHC, mas sem a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que tinha um encontro marcado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mesmo horário.

Durante evento, os economistas lembraram os primeiros anos da implementação do plano, as dificuldades da equipe econômica e mencionaram a liderança de Fernando Henrique como um dos principais motores para o sucesso do Plano Real. Eles também mencionaram desafios atuais do país, como crescimento e combate das desigualdades.

Ao comentar as três décadas do plano, o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan disse que os patamares de crescimento da economia, a distribuição de renda e a dificuldade para avançar em reformas ainda são “questões” para o Brasil.

Divulgação

“Estamos comemorando 30 anos de Real. Temos muito o que comemorar, mas, ao mesmo tempo, temos muito para caminhar. É necessário responder perguntas como: por que o Brasil cresce pouco? Por que tem distribuição de renda tão desigual? Por que é tão difícil fazer reformas no país?”, disse. Malan foi ministro da Fazenda (1995-2002), presidente do Banco Central (1993-1994) e negociador-chefe da dívida externa (1991-1993).

Rubens Ricupero, que sucedeu Fernando Henrique Cardoso como ministro da Fazenda em 1994, criticou a irresponsabilidade fiscal dos políticos brasileiros atuais e elogiou a liderança de FHC durante os anos de planejamento e implementação do Plano Real. Ricupero destacou o Plano Real como uma conquista significativa para o Brasil e mencionou a atual situação da Argentina, que enfrenta uma inflação anual de 289,4%.

“Basta olhar para a vizinha Argentina. Estão onde estávamos 30 anos atrás, uma diferença colossal”, disse. “FHC é a grande figura nessa história. O real, como toda grande obra, é uma obra coletiva, houve muitas contribuições. Mas algumas são mais duráveis e fundamentais do que outra. A dele, sem dúvida, foi a mais importante, tanto do ponto de vista qualitativo, como quantitativo”, completou. FHC, que foi ministro da Fazenda durante o governo de Itamar Franco quando o plano foi lançado, trouxe toda a equipe econômica para compor seu governo entre 1995 e 2002.

Edmar Bacha lembrou o contexto político durante o planejamento do Plano Real. Ele afirmou que, se o Plano Real tivesse que ser negociado hoje, seria “mais desagradável” lidar com o Congresso Nacional atual. “Em 1994, precisávamos dos votos integrais apenas do PSDB, PFL e PMDB, e os três juntos davam 50% dos votos necessários. A negociação foi com o PMDB, com pessoas como Nelson Jobim. Hoje, seria com o Centrão, o que certamente seria mais desagradável”, afirmou.

O Plano Real completa, no próximo dia 1º de julho, 30 anos que entrou em circulação no País. A nova moeda foi o projeto ao cenário de hiperinflação na economia brasileira, quando o país chegou a registrar quase 2.500% ao ano — para efeitos de comparação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou 2023 em 4,6%.

Apesar da circulação do Real só ter começado em 1º julho de 1994, a estratégia começou a ser discutida no ano anterior. Essa é a moeda brasileira mais duradoura desde 1942.

Também participaram do evento:

André Lara Resende – Foi diretor do Banco Central e presidente do BNDES. Fez parte das equipes que elaboraram os planos Cruzado e Real. Foi ainda assessor da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso e participou do grupo de Economia da equipe de transição para o 3º governo Lula.

Arminio Fraga – Sócio-fundador da Gávea Investimentos, é presidente dos conselhos do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS). É também membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations, além de conselheiro da Fundação FHC. Foi presidente do Banco Central, presidente do conselho da B3, diretor do Soros Fund Management e trustee da Princeton University, onde obteve seu PhD.

Gustavo Franco – Fundador da Rio Bravo Investimentos, é membro de diversos conselhos consultivos e de administração. Foi secretário adjunto de Política Econômica, diretor de Assuntos Internacionais e presidente do Banco Central.

Persio Arida – Foi secretário de Planejamento e diretor do Banco Central, além de presidente do BC e do BNDES. No setor privado, trabalhou no Unibanco, Opportunity e Itaú. Foi sócio-fundador e Chairman do BTG Pactual.

Documentário “Real: O Plano que Transformou o Brasil”

A história da elaboração do Plano Real e da estabilização da economia brasileira é detalhada em um documentário produzido pela equipe do Jornal da Record. Em três episódios, personalidades como Fernando Henrique Cardoso, Pérsio Arida, Pedro Malan, Gustavo Franco e Edmar Bacha compartilham os bastidores da trajetória histórica.

Os episódios estreiam em 1º de julho no PlayPlus.com, o serviço de streaming multiplataforma da Record TV, oferecendo acesso exclusivo a conteúdos originais e transmissão ao vivo simultânea da emissora.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...
spot_img

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...
spot_img

Posts Recomendados