Planos de saúde são obrigados a autorizar imediatamente teste de Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A autorização só será feita mediante pedido médico atestando doenças respiratórias.

Desde o dia 1º de abril, planos de saúde de todo o país estão obrigados a autorizar imediatamente a realização do exame pesquisa por RT-PCR, utilizado para o diagnóstico da Covid-19, segundo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em nota divulgada nesta terça-feira (14), a ANS afirma que “o exame RT-PCR tem cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde na segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência, conforme solicitação do médico assistente, para pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”.

Foto: Reprodução

O objetivo da medida é agilizar a realização deste tipo de exame no país, considerado o mais eficaz para detectar o coronavírus.

A mudança veio a partir da entrada em vigor do novo rol de procedimentos, em 1º de abril deste ano, que determinou que as solicitações médicas que atendam às condições estabelecidas na Diretriz de Utilização (DUT) devem ser autorizadas pelas operadoras de planos de saúde de forma imediata. 

Até então, a diretriz para a realização do exame não tinha essa exigência, e os planos de saúde podiam fazer a autorização em até três dias úteis, de acordo com a normativa que estabelece os prazos máximos para a garantia de atendimento (RN nº 259/2011).   

ANS especifica que as solicitações médicas que atendam às condições estabelecidas abaixo devem ser autorizadas de forma imediata: 

Síndrome gripal (SG)             

Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes  sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. 

Em crianças: além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.   

Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais, como diarreia, podem estar presentes.  

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

Pessoa que apresente dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.    

Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz (alargamento na abertura das narinas), cianose (pele azulada ou acinzentada), tiragem intercostal (esforço respiratório), desidratação e inapetência.  

Camila Neumam, da CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 1,5 mil armas são destruídas pela SSP-PI em ação contra o crime organizado

Material apreendido em operações policiais foi periciado e descartado com aval da Justiça. A Secretaria da Segurança Pública do Piauí...

Projeto no Piauí quer obrigar seguro e plano médico em corridas com mais de 200 pessoas

Para corridas noturnas, projeto exige o uso de itens refletivos ou de iluminação pessoal pelos corredores e pela equipe...

Piauí concede isenção de ICMS na conta de energia para consumidores de baixa renda

A medida tem efeito a partir de janeiro de 2026 e o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico. O Governo...

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...
spot_img

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...
spot_img

Posts Recomendados