PM emite nota sobre caso do jovem que foi morto por tiro ao ultrapassar barreira policial em Floriano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A PM defende que o policial disparou sem a intensão de alvejar o motociclista.

Um policial militar é suspeito de atirar e matar o mecânico Agno dos Santos, de 21 anos, na cidade de Floriano. O caso aconteceu na tarde de sábado (12) na PI-140, durante uma ação preventiva do 3º Batalhão da Polícia Militar, que seria uma barreira para localizar armas, drogas ou veículos roubados.

Em nota, divulgada na noite de domingo (13), a Polícia Militar tratou o caso como “lesão corporal seguida de morte por intervenção policial”. A PM defende que o policial disparou sem a intensão de alvejar o motociclista.

Agno dos Santos

Os próprios policiais teriam socorrido o rapaz, colocando-o na carroceria da viatura, com destino ao hospital. Ele já teria chegado morto na unidade hospitalar.

Versão da PM

De acordo com a PM, os policiais militares deram ordem de parada ao jovem, que estava em uma motocicleta, por meio de gestos, indicando o local para ele estacionar a moto.

“Segundo relatos, o piloto da motocicleta, acelerou bruscamente no sentido de transpor a barreira. Ainda segundo relatos, o policial responsável pela blitz efetuou um disparo de arma de fogo, sem a intenção de alvejar o motociclista”.

A nota aponta que após disparos o rapaz caiu da moto. “Ao ser abordado, percebeu-se que o piloto havia sido atingido, sendo imediatamente prestado os primeiros socorros e conduzido para o Hospital Tibério Nunes, vindo infelizmente, a óbito”.

Versão amigos

Segundo os amigos, Agno Santos participava de uma trila, estava sujo de terra, com equipamentos e uma moto específicos para motocross, que é uma modalidade esportiva.

Os amigos relataram que Agno estava saindo da trilha, entrando na PI-140, na região da localidade de Água Boa, que liga Floriano a Itaueira, quando percebeu a presença de uma barreira da Polícia Militar.

Ao observar a presença da barreira, ele teria decidido fazer a volta, na própria PI-140, em sentido contrário aos policiais.  Os tiros contra a vítima teriam iniciado neste momento. Não há esclarecimento, até o momento, do que motivou o rapaz a retornar do ponto em que estava, próximo da barreira.

A vítima teria sido atingida por dois disparos de arma de fogo, pelas costas, por volta das 17h30 de sábado (12).

Os amigos defendem que não existia a necessidade atirar contra uma pessoal, principalmente porque ele estava com vestimentas de piloto de motocross.

 Auto de apresentação

A Diretoria de Comunicação da Polícia Militar do Piauí confirmou que – obedecendo a legislação – o policial apontado como o autor dos disparos se apresentou na unidade policial e foi lavrado o auto de apresentação espontânea. A informação, até a noite de domingo (13), era de que ele aguardava a audiência de custódia.

“Na ocasião, foi recolhida a arma do militar, bem como foi comunicado ao Delegado de plantão e acionado a Perícia Técnica e o Médico legista de plantão”.

A PM acrescentou que “será instaurado Inquérito Policial Militar e o mesmo responderá ao processo na Justiça, sendo-lhe garantidos todos os direitos constitucionais, onde serão levantadas as circunstancias que envolveram esse fato”.

Nota da PM na íntegra

Acerca dos fatos de lesão corporal seguida de morte por intervenção policial, na Região de Floriano, a polícia militar informa:

  1. Que no dia 12/03 do corrente ano, uma guarnição policial estava na PI – 140 realizando blitz, uma ação preventiva buscando encontrar armas, entorpecentes ou veículos roubados;
  2. Que um motorista em uma motocicleta, recebeu a orientação, através de gestos, para que parasse e lhe foi indicado o local onde deveria estacionar;
  3. Que, segundo relatos, o piloto da motocicleta, acelerou bruscamente no sentido de transpor a barreira;
  4. Ainda segundo relatos, o policial responsável pela blitz efetuou um disparo de arma de fogo, sem a intenção de alvejar o motociclista;
  5. Mais à frente caiu da moto, ao ser abordado, percebeu-se que o piloto havia sido atingido, sendo imediatamente prestado os primeiros socorros e conduzido para o Hospital Tibério Nunes, vindo infelizmente, a óbito;
  6. Conforme legislação, o policial apresentou-se na unidade, foi lavrado o auto de apresentação espontânea, aguardando audiência de custodia. Na ocasião, foi recolhida a arma do militar, bem como foi comunicado ao Delegado de plantão e acionado a Perícia Técnica e o Medico legista de plantão.
  7. Será instaurado Inquérito Policial Militar e o mesmo responderá ao processo na Justiça, sendo-lhe garantidos todos os direitos constitucionais, onde serão levantadas as circunstancias que envolveram esse fato.

Teresina, 13 de março de 2022.

Elza Rodrigues Ferreira – Cel PM
Dir de Comunicação PMPI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jair Bolsonaro segue internado com erisipela e não tem previsão de alta

Ex-presidente apresenta quadro estável e sem febre O ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado nesta quinta-feira no Hospital Vila Nova Star,...

Folha de pagamento de 17 setores será reonerada a partir de 2025

Governo anuncia acordo após reunião com políticos Após um acordo entre o governo, o Congresso Nacional e representantes de 17...

Número de desalojados dobra em 24 horas no Rio Grande do Sul

São mais de 327 mil pessoas que tiveram de deixar suas casas A quantidade de pessoas desalojadas no Rio Grande...

Wellington Dias e outros membros do Governo Federal coordenam ações de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul

MDS destinou R$ 8,4 milhões para a compra de 52 mil cestas, que já estão sendo entregues "Fazer tudo o...
spot_img

Em Bom Jesus, fazenda é autuada por desmatar 1,5 mil hectares em área de preservação da Mata Atlântica

A ação faz parte da Operação Cerrado Vivo, que a Semarh deflagrou na segunda-feira (6), e que visa coibir...

Papa Francisco doa mais de R$ 500 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Doação do líder da Igreja Católica foi divulgada pelo Vaticano e confirmada pelo dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto...
spot_img

Posts Recomendados