Polícia Federal investiga desvio de recursos e apreende 1,6 milhão em espécie; vereador é investigado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A PF confirmou que em um dos locais de busca foram apreendidos mais de R$1,6 milhão em espécie.

A Polícia Federal investiga o envolvimento de um político com mandato em Teresina (PI), na Câmara Municipal, no desvio de recursos públicos, no Piauí. Em um dos locais de busca, os policiais apreenderam mais de R$ 1,6 milhão em espécie.

A Operação Conectados foi deflagrada, nesta terça-feira (30), para combater desvios de recursos públicos federais destinados à saúde, educação e assistência social repassados aos municípios do estado do Piauí.

Operação Conectados (Foto: Polícia Federal)

A investigação apontou indícios de fraude e direcionamento das contratações em benefício de uma empresa, que foi recentemente formada na capital, e já foi vencedora de disputas públicas em municípios piauienses.

A PF confirmou que o empresário à frente da empresa atua, supostamente, como “laranja”. Foram encontradas conexões entre ele e uma empresa de contabilidade que tem o agente político como sócio, e este também estaria envolvido nas fraudes.

Constatou-se, ainda, a participação de servidor público atuante na Prefeitura de Oeiras nas fraudes licitatórias. O inquérito policial apura o crime de frustração do caráter competitivo de licitação e a superfaturação dos contratos.

As verbas desviadas eram provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Fundo Nacional de Saúde (FNS) e do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).

Operação Conectados (Foto: Polícia Federal)

“As ações de hoje visam interromper a prática criminosa, reunir provas para fortalecer a investigação e identificar outros envolvidos, tanto funcionários públicos quanto particulares, além de recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados de setores como saúde, educação e assistência social”, explica a PF.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens e valores, sendo nove na cidade de Teresina (PI) e dois no município de Oeiras (PI).

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto ‘Fala Landri Sales’ começa hoje e estará presente em todas as comunidades, diz Adriana Sá

Adriana é mentora do projeto e conta com o apoio do governador Rafael Fonteles. Nesta terça-feira, 21 de maio, terá...

Eleições 2024: Sílvio Mendes aciona Justiça Eleitoral contra portais de notícias por fake news

Representação foi ajuizada nessa segunda-feira (20), pelo Diretório Estadual do União Brasil. O pré-candidato a Prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes...

Consumo de álcool! Saiba o que acontece se você beber mais de 3 long necks por dia – e o quanto isso encurta sua...

Um segundo estudo, da Nature, mostrou a relação do consumo do excesso da bebida com 61 doenças A frase "beba...

Justiça Federal pode barrar candidatura de Kalume em Floriano

O Ministério Público Federal (MPF) reforça o pedido de condenação do deputado, destacando a importância de garantir a integridade...
spot_img

Defesa Civil e Seplan vão elaborar planos de contingência para riscos e desastres no Piauí

O planejamento tem como objetivo atender toda a população piauiense e, principalmente, os municípios que mais sofrem com áreas...

Governo testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares

Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança vai entrar em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data...
spot_img

Posts Recomendados