Polícia do Piauí investiga fraude no saque do Bolsa Família em Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo a polícia, 35 beneficiários registraram boletins de ocorrência no 4º Distrito Policial. A Caixa informou que não foram identificados indícios de violação nos sistemas de segurança do banco.

A Polícia Civil do Piauí investiga uma suposta fraude no pagamento do Programa Bolsa Família. Até o momento, 35 beneficiários registraram boletins de ocorrência no 4° Distrito Policial de Teresina após tentarem sacar o dinheiro na agência da Caixa Econômica Federal do Parque Piauí, Zona Sul da capital, e serem informados que o saque tinha sido realizado.

Foto: Reprodução/Redes sociais

A coordenação do Programa Bolsa Família no Piauí e a Polícia Federal informaram não ter recebido nenhuma denúncia sobre o caso. A Caixa Econômica Federal disse que não foram identificados indícios de atuação de hackers ou qualquer violação nos sistemas de segurança do banco.

Segundo o delegado Josimar Brito, o benefício estaria sendo sacado no estado do Ceará e a suspeita é que o sistema de segurança da Caixa tenha sido violado. Ele destacou que os beneficiários afirmam não ter perdido o cartão ou que algum familiar fez o saque sem autorização.

“Muitas vítimas têm nos procurado para registrar B.O por orientação da Caixa Econômica Federal. O beneficiário chega à agência para sacar o dinheiro, mas o sistema informa que o dinheiro já foi sacado”, disse o delegado.

O delegado informou que a averiguação de uma possível violação do sistema de segurança é competência administrativa da Caixa Econômica e da Polícia Federal. “Nós estamos apenas registrando os B.Os em atendimento à população para não deixá-los desamparados. A investigação de fraude no sistema fica por conta da própria Caixa e da Polícia Federal”, contou.

Grande parte dos clientes, que somam até o momento 35, registrou o problema ao tentar atendimento na agência do bairro Parque Piauí, mas segundo o delegado, é possível que haja vítimas de outros bancos.

“As vítimas vieram desde quinta-feira (25) procurar o distrito para registrar o B.O, mas acredito que não esteja ocorrendo só nessa agência”, explicou.

O delegado explicou ainda, que as maiores vítimas são os beneficiários, mas a Caixa também pode ser considerada vítima por ser administradora do benefício. “O dinheiro é do Bolsa Família e as vítimas são os beneficiários. No entanto, a Caixa é quem deposita esse recurso e esse benefício não está constando na conta dos clientes, demostra que possivelmente o banco sofreu um ataque e indiretamente é vítima também, porque teve o sistema violado”, ressaltou.

Nota na íntegra:

A Caixa informa que a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de ocorrências, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes para apuração dos fatos e adoção de providências cabíveis.

Com relação ao caso apresentado, informamos que não foram identificados indícios de atuação de hackers ou qualquer violação nos sistemas de segurança do banco.

Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência da Caixa. Para os casos em que houver constatação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.

Destacamos que a Caixa realiza monitoramento das transações de pagamento de benefícios sociais com o objetivo de coibir eventuais ocorrências de fraude.

Outras informações sobre contestação de saque podem ser obtidas pelo beneficiário por meio do atendimento Caixa ao cidadão 0800 726 0207.

*Rafaela Leal, estagiária sob supervisão de Catarina Costa.

Com informações do G1/Piauí

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Presidente Lula propõe governança global para inteligência artificial

Presidente brasileiro participou da Cúpula do G7, na Itália. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs, nesta sexta-feira (14),...

Prefeito de Marcos Parente visita comunidade Cocal e acompanha serviços de saúde e limpeza pública

Descentralização dos serviços. Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, o prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves, visitou a comunidade...

Prefeitura de Floriano realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF

“É preciso que haja a participação social de todos, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança...

Cidades piauienses estão em alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar

A umidade relativa do ar chegará a níveis de potencial perigo em 25 cidades piauienses, segundo aponta o alerta...
spot_img

“Sou pré-candidato a vereador, para seguir trabalhando por Guadalupe”, disse Dr. Dílson Barbosa ao Portal Cidade Luz

O Presidente da Câmara de Guadalupe reafirmou seu apoio ao grupo liderado pela prefeita Neidinha Lima e à chapa...

Piauí recebe representantes de 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares

Nos cinco primeiros meses de 2024, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação...
spot_img

Posts Recomendados