Polícia Militar do Piauí vai promover 250 oficiais e praças na solenidade do Dia da Bandeira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Solenidade Cívico-Militar será realizada na próxima terça-feira (19) a partir das 7h, no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Teresina.

A Polícia Militar do Piauí realiza, na próxima terça-feira (19), a solenidade Cívico-Militar em alusão ao Dia da Bandeira. Com a promoção de mais de 250 oficiais e praças, além da concessão de Diplomas de Amigo da Polícia Militar e de Honra ao Mérito, o evento ocorrerá a partir das 7h, no Quartel do Comando-Geral (QCG), bairro Cristo Rei, na zona sul de Teresina.

Foto: Divulgação/MPPI

Para o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o momento marca mais uma etapa de progressão de carreira dos profissionais, que se dedicam diariamente no exercício da profissão. As promoções ocorrem pelos critérios de antiguidade, merecimento e mérito intelectual. Além disso, a data celebra o símbolo máximo da pátria.

“Dia 19 de novembro, dia da nossa bandeira, pavilhão nacional, um dos símbolos da República que nós temos sempre que venerar e honrar. É a nossa referência como simbologia de Estado democrático de direito. Temos também nessa oportunidade, através do nosso governador Rafael Fonteles, a valorização profissional com a progressão na carreira dos nossos policiais. A data faz parte do calendário da Polícia Militar e prevê a promoção de oficiais e praças como forma de premiar e prestigiar aqueles que se destacaram na corporação”, ressaltou.

Na solenidade, civis e militares também serão homenageados com diplomas de Amigo da Polícia Militar e de Honra ao Mérito, reforçando a importância do elo entre a polícia e comunidade. O momento também contará com desfiles da tropa e incineração da bandeira antiga e hasteamento solene da bandeira nacional nova, como parte dos ritos tradicionais.

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi estabelecido apenas quatro dias após a Proclamação da República, datada de 15 de novembro de 1889, por meio do Decreto-Lei nº 4, em reverência a este símbolo nacional tão significativo. Assim, celebrado especificamente em 19 de novembro, representa mais um elemento marcante na consolidação da identidade do Brasil.

Quando uma bandeira brasileira se torna desgastada, suja ou danificada, é crucial substituí-la prontamente por uma nova. A bandeira retirada deve ser entregue a uma unidade militar, responsável por realizar sua incineração no dia 19 de novembro. Este procedimento respeitoso preserva o valor simbólico do emblema nacional.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a...

“Vence a agiotagem”, diz ministro Boulos sobre taxa Selic em 15% ao ano

Esta é a quarta reunião consecutiva que o colegiado mantém a taxa básica de juros no atual patamar. Boulos...

Câmara salva mandato de Glauber Braga e suspende o parlamentar ao invés de cassá-lo

Na terça-feira (9), o deputado foi retirado à força da cadeira da Presidência na Mesa Diretora após se negar...

Contribuintes têm até segunda (15) para garantir descontos de até 95% em multas e juros pelo Refis 2025

O programa possibilita que pessoas físicas e jurídicas regularizem pendências fiscais com condições especiais referentes a ICMS, IPVA, ITCMD...
spot_img

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...
spot_img

Posts Recomendados