A medida foi tomada devido ao descumprimento de ordens judiciais e à falta de colaboração com a transição de governo para o prefeito Gleydson Rezende.
A prefeita de Barão de Grajaú, Claudimê Araújo Lima, foi afastada do cargo nessa quinta-feira (5) por decisão do juiz David Mourão Guimarães.
Segundo o Ministério Público do Maranhão (MPMA), Claudimê omitiu dados cruciais solicitados pela equipe de transição de Gleydson, incluindo documentos como lista atualizada de professores e servidores afastados, senhas e extratos financeiros de programas federais, relatórios sobre projetos cadastrados no SIMEC/PAR e informações financeiras e orçamentárias do município.
A decisão do juiz considerou a conduta da prefeita prejudicial ao interesse público, especialmente diante da proximidade do início da nova gestão e do recesso de fim de ano. Além disso, Claudimê também é alvo de uma representação no Tribunal de Contas que acatou denúncia do Ministério Público Eleitoral, imputando à gestora medidas cautelares pelas mesmas razões expostas pelo MPMA.
Com isso, a prefeita foi afastada imediatamente do cargo, com multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento da ordem judicial.
Por Talliana Luz – Central de Notícias Brasil