Com relação ao número de casos confirmados, a soma até o momento é de 11.886, segundo a FMS. Contudo, a prefeitura afirmou que a taxa de transmissão da doença vem caindo.
O prefeito Firmino Filho (PSDB) decretou, neste sábado (11), luto oficial de três dias em Teresina depois que a capital registrou mais de 500 mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), o é ato simbólico e tem como objetivo expressar pesar e manifestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas.
“Vivemos um momento triste na nossa cidade e queremos prestar nossa solidariedade a todas as pessoas que sofrem pela perda de algum familiar ou amigo”, declarou o prefeito.
Firmino Filho afirmou que as mortes devem servir como um alerta de que é preciso tomar cuidados para evitar a contaminação.
“Temos consciência de como esse vírus é letal e de quanta tristeza já causou, mas devemos seguir aprendendo e adotando todos os cuidados para que o vírus faça cada vez menos vítimas. Todos têm papel importante nessa luta”, disse o gestor.
No decreto, o prefeito também agradeceu aos profissionais da área de saúde que estão na linha de frente no atendimento às vítimas da Covid-19 e destacou o empenho deles durante a pandemia.
“Meu agradecimento especial a cada um que tem se dedicado ao trabalho de salvar vidas, a cuidar de cada paciente que chega às unidades de saúde”, afirmou.
Firmino Filho ressaltou que sem o compromisso de toda a sociedade para o cumprimento das medidas para reduzir a circulação do coronavírus, o emprenho dos profissionais da saúde não será suficiente.
Segundo a PMT, somente neste sábado Teresina registrou mais seis mortes causadas pela Covid-19, elevando o total de óbitos para 505.
Com relação ao número de casos confirmados, a soma até o momento é de 11.886, de acordo com dados do painel epidemiológico elaborado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Apesar dos números negativos, a prefeitura afirmou que as últimas pesquisas de investigação sorológica têm mostrado que a taxa de transmissão da doença vem caindo.
Para a PMT, a queda está relacionada à série de medidas adotadas para aumentar os índices de isolamento.
Em todo o caso, a prefeitura informou que mais 24 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foram acrescentados à rede hospitalar da capital nesta semana.
Agora, a rede municipal de saúde conta com 101 leitos. A PMT prevê a inclusão de mais 36 leitos no Hospital de Campanha anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Por G1 PI